

Democratizar o esporte e torná-lo acessível é um dos principais focos da 7ª Semana Internacional do Esporte pela Mudança Social (SIEMS), evento oferecido pela REMS, rede com mais de 120 organizações de todo o Brasil, e que usam o esporte como fator de desenvolvimento humano e transformação social.
Em sua 7ª edição, a SIEMS reúne representantes da sociedade civil, academia, poder público, setor privado e outros interessados. Ao longo de três dias de programação gratuita, os visitantes podem acessar painéis e mesas temáticas com especialistas nacionais e internacionais, oficinas práticas e formativas para quem atua com o esporte em diferentes territórios, além de espaços de convivência e troca de experiências entre organizações, projetos e redes.
O evento abordará diversos temas, tais como o esporte pela mudança social, políticas públicas para o esporte, a decolonização de práticas esportivas, as vivências da população LGBTQIAPN+ e de pessoas com deficiência no esporte, entre outros. Confira a PROGRAMAÇÃO COMPLETA.
"O esporte é um direito previsto por lei e deve ser acessado por todas as pessoas. Na REMS, reunimos diversas organizações da sociedade civil que acreditam no esporte como promotor de equidade, saúde e inclusão social. Vemos, cotidianamente, o esporte transformando a vida de pessoas em comunidades, ou cumprindo a função importantíssima de garantir saúde e bem-estar. Mas para que isso aconteça, precisamos coletivamente refletir sobre como os diferentes marcadores sociais - de gênero, classe, raça, entre outros - atravessam o acesso, a permanência e a vivência esportiva", conta Luiz Fernando Nascimento, Presidente do Conselho Deliberativo da REMS.
Esporte e diversidade
Apesar de ser um direito de todas as pessoas, determinados grupos passam por maiores dificuldades para praticar esporte no Brasil e no mundo. Um estudo realizado pela Nix Diversidade, com apoio da Nike, revelou que 63,5% das pessoas LGBTQIA+ relataram já ter sido discriminados ou presenciado algum membro da comunidade sendo violentado durante atividades esportivas.
Pessoas com deficiência também enfrentam inúmeras barreiras: de acordo com estudo publicado pela Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 61% das PCDs alegam ausência de espaços adequados para a prática de atividades físicas nas cidades. Também se queixam sobre a falta de orientação adequada de profissionais de educação física capacitados para atender às suas necessidades específicas.
De acordo com dados colhidos em 2023, as organizações que fazem parte da REMS atenderam diretamente mais de 150 mil pessoas em todo o Brasil. Destas, mais de 80 mil eram do gênero feminino e mais de 3 mil eram pessoas com deficiência.
O evento ocorre, de forma gratuita, na Universidade de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH - USP). Para participar, é necessária a inscrição prévia no site https://siems.framer.ai/#inscricao.
Serviço
7ª Semana Internacional do Esporte Pela Mudança Social
Quando: 24, 25 e 26 de junho.
Horário: conforme programação: 7ª Semana Internacional do Esporte pela Mudança Social
Onde: EACH - USP (Rua Arlindo Béttio, 1000 - Ermelino Matarazzo, São Paulo).
Valor: gratuito
Inscrições pelo site: https://siems.framer.ai/#inscricao
São Sebastião - SP Corrida do Padroeiro de São Sebastião 2026 marca abertura da temporada de provas de atletismo com mais de mil atletas
Esportes Fesporte divulga calendário oficial de 2026
Mato Grosso do Sul Após vitória fora de casa, Sesc MS Vôlei/AECGV recebe o Fluminense neste sábado pela Superliga B
Esportes São Paulo receberá em março o Mundial de skate street e park
São Sebastião - SP Corrida do Padroeiro 2026 abre temporada de corridas com mil atletas em São Sebastião
Esportes Treinador esportivo destaca importância do cuidado emocional
São Sebastião - SP Vivências Náuticas da ‘Estação Verão 2026 São Sebastião’ começam nesta sexta-feira na Praça da Vela
São Sebastião - SP Prefeitura de São Sebastião moderniza sistema de cadastramento de atividades esportivas com nova plataforma digital
São Sebastião - SP XTERRA: São Sebastião recebe maior circuito off-road do mundo pela primeira na história, em 2026 Mín. 20° Máx. 27°





