Alunos da Escola Estadual (EE) Professor José Elno Ferreira de Souza, localizada no município de Guajará (a 1.476 quilômetros de Manaus), vivenciaram momentos especiais de celebração da leitura com a culminância do projeto “Semeando Leitores”. Voltado para estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, o projeto teve como objetivo fortalecer a leitura como prática de reflexão, identidade e transformação social entre os alunos.
O evento contou com a participação da comunidade escolar e transformou a escola em um espaço de encantamento. Por meio de salas temáticas, os alunos apresentaram assuntos retratados durante as aulas, proporcionando um ambiente de imersão no universo literário. Retratando desde livros clássicos, como “O diário de Anne Frank”, a livros célebres da literatura amazonense, cada sala representava uma temática diferente, como literatura de cordel, livros que viraram filmes, cultura indígena, contos e a importância do ato de ler.
Ainda no início do ano, foi acordado entre os docentes que, a fim de aprimorar a capacidade de leitura dos estudantes, cada aluno deveria ser incentivado a ler pelo menos dois livros por semestre letivo. De acordo com o diretor da unidade de ensino, Amarildo Saraiva de Oliveira, cada ambiente foi cuidadosamente preparado para despertar o interesse, a reflexão e o prazer pela leitura em seus diversos gêneros e expressões culturais.
“Nós sabemos que a leitura tem a capacidade de mudar a vida das pessoas, e a ideia do projeto é justamente essa, que a gente possibilite para os alunos o desenvolvimento da capacidade de leitura, uma vez que nós temos a compreensão de que isso ajuda no processo de ensino e aprendizagem, melhora a escrita, integra os alunos e faz com que eles assumam esse protagonismo”, ressaltou o diretor.
O projeto, que encerrou na sexta-feira (04/07) contou com apoio de todos os professores da unidade de ensino, que durante todo o primeiro semestre se empenharam com criatividade para a execução de oficinas de leitura com apresentações dos alunos, cafés literários e encenações. De acordo com o idealizador das atividades e pedagogo da unidade de ensino, Jacson Queiroz, o principal objetivo é que os alunos se tornem leitores críticos e conscientes, que leiam não apenas por obrigação, mas por gostarem da atividade.
“As leituras foram trabalhadas dentro das salas de aula, com aprimoramento do processo de escrita, e as oficinas, os cafés literários, as rodas de conversa, foram etapas importantes para que a gente chegasse nesse processo de culminância”, afirmou o professor.
Mín. 11° Máx. 24°