

Mais de 60 mulheres permissionárias do Mercado do Porto e do Shopping Orla receberam, na manhã desta segunda-feira (7), os certificados de conclusão do curso de capacitação promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Instituto Inca (Inclusão, Cidadania e Ação).
Durante cinco semanas, as empreendedoras participaram de uma jornada de aprendizado que incluiu palestras e atividades práticas sobre gestão financeira, embelezamento de produtos, montagem de vitrines e, especialmente, o uso de redes sociais para alavancar os negócios. A capacitação também contou com acompanhamento direto nas bancas, permitindo que as empreendedoras aplicassem os conhecimentos de forma imediata.
De acordo com a chefe de gabinete da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Maryana Paixão, o curso teve um impacto direto na forma como essas mulheres expõem seus produtos e se relacionam com o público. “Foram dias muito produtivos, de muito aprendizado. Elas aprenderam a montar as bancas de maneira mais atrativa, a lidar com redes sociais, como escrever de forma estratégica para chamar a atenção dos clientes. A quinta semana foi dedicada à avaliação prática, banca por banca. Eu acompanhei de perto e vi o quanto elas evoluíram”, afirmou.
A permissionária Lessane Oliveira Santos, que trabalha com películas e acessórios para celular no Shopping Orla, relatou a transformação em sua forma de vender. “Aprendi a divulgar meus produtos, fazer vídeos para o Instagram, algo que eu não sabia fazer. O atendimento no curso foi maravilhoso. Tenho certeza de que agora vou alcançar mais clientes. Estou muito satisfeita e espero que venham mais cursos como este.”
A presidente do Instituto Inca, Cybele Bussiki, se emocionou ao ver a evolução das alunas. “Estou encantada com o resultado. No primeiro dia, muitas vieram tímidas, e hoje vejo mulheres seguras, sorrindo. Isso mostra que o conhecimento também transforma a autoestima. Esse, para mim, foi o projeto mais acertado de todos que realizamos. Existia uma necessidade real de orientação técnica, e elas acolheram tudo com dedicação. A transformação foi visível.”
Responsável pela destinação de recursos via emenda parlamentar, o ex-deputado federal Dr. Leonardo também participou da entrega dos certificados e reforçou o compromisso com a liberdade econômica das mulheres. “Quando eu estava no mandato, pensei: não adianta só aprovar leis mais rígidas contra a violência doméstica. É preciso dar ferramentas para que essas mulheres conquistem independência financeira. E esse projeto mostra que estamos no caminho certo”, declarou.
#PraCegoVer
A imagem mostra as mulheres permissionárias do Mercado do Porto e do Shopping Orla que receberam os certificados no Museu do Rio e as equipes da Prefeitura de Cuiabá e do Instituto Inca envolvidas na capacitação.
Piauí Indústria do turismo aumenta em 83% geração de empregos no Piauí
Tocantins Governo do Tocantins premia Secretaria de Estado do Turismo com Selo Ouro do projeto Instituição Amiga da Mulher
Mato Grosso do Sul Congresso de zoológicos e aquários terá minicursos sobre conservação, meio ambiente e ciência
Turismo Inscrições para participar da WTM Latin América com o Viaje Paraná terminam dia 4
Turismo Carnaval em Minas Gerais bate recorde de público em 2026 com 14,9 milhões de foliões e conquista mais turistas
Turismo Inscrições para empresários participarem de feira turística em Gramado encerram nesta sexta
São Sebastião - SP Ki-Fogo é campeã do Carnaval de Sao Sebastião 2026; Flor do Morro vence Grupo de Acesso
São Sebastião - SP Concurso de Fantasia Infantil do Carnaval de São Sebastião 2026 apresenta criatividade das famílias e energia única das crianças
Turismo Carnaval da Liberdade 2026 movimenta ruas da capital mineira e atrai turistas para todo o estado Mín. 20° Máx. 28°





