Terça, 08 de Julho de 2025
13°

Tempo nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Geral Sergipe

Sergipe sedia 25º Encontro Regional do Congemas e fortalece compromisso com o SUAS

Evento reúne gestores, profissionais e representantes do Governo Federal na construção coletiva do III Plano Decenal da Assistência Social

07/07/2025 às 23h22
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Fotos: Ascom Seasic
Fotos: Ascom Seasic

Teve início nesta segunda-feira, 7, em Aracaju, o 25º Encontro Regional do Congemas , etapa Nordeste, que reúne gestores municipais, profissionais do SUAS, conselheiros, movimentos sociais e representantes do Governo Federal em um amplo debate sobre os rumos da política de Assistência Social no Brasil. A programação segue até esta terça-feira, 8, e integra as comemorações pelos 25 anos dos Encontros Congemas.

Sergipe foi escolhido para sediar o primeiro Encontro Regional Nordeste de 2025 por sua atuação destacada na política de assistência social, com ações reconhecidas nacionalmente, como o cofinanciamento do SUAS e a criação do Cartão CMAIS.

Durante a abertura do evento, a secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, celebrou a presença dos estados do Nordeste e ressaltou a importância da troca de experiências para o fortalecimento do SUAS. “Evento importantíssimo, que traz a região Nordeste para estar junto se somando, trazendo suas experiências exitosas, contribuindo para que a gente possa fortalecer cada vez mais o SUAS, não só no nosso estado, mas a nível Brasil, também. Estamos muito felizes porque a busca pelo evento foi muito grande e a gente só tem avanços quando está de mãos dadas”, pontua.

Já o governador Fábio Mitidieri chamou a atenção para o trabalho feito em Sergipe que une políticas de assistência social e de geração de empregos para reduzir a pobreza. “É muito importante você discutir as políticas públicas de assistência social, mas, também, fazer um trabalho com planejamento para a inserção no mercado de trabalho. A gente precisa dar apoio na hora da necessidade, mas também preparar as pessoas para superarem a vulnerabilidade e transformarem suas vidas”, considera. 

Representando o Governo Federal, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, destacou a força da mobilização e da cultura nordestina na construção das políticas públicas. “Essa é uma receita fundamental para que as políticas públicas deem certo. O SUAS foi criado no primeiro mandato do presidente Lula, e Sergipe foi um dos estados pioneiros na sua execução. Hoje, temos um desafio gigantesco que é a consolidação do SUAS. Eu sei que o grande desafio é o financiamento, e essa deve ser uma bandeira de todos nós”, enfatiza. 

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, reconheceu o papel estratégico dos municípios na rede de proteção social. “O Brasil cresceu em vulnerabilidade e está trabalhando nos últimos anos  para reduzi-la e Sergipe tem sido fundamental para cuidar do cadastro, da busca ativa, das ações de segurança alimentar que estão recolocando o país no rumo da justiça social”, destaca.

A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, também participou da abertura e defendeu a intersetorialidade como chave para ampliar a proteção social no país. “Queremos 100% de atendimento à população, que seja acolhida, recebida, orientada e encaminhada à rede assistencial dos nossos municípios”, afirma. 

Presidente do Coegemas/SE, Ricardo Marques destacou o compromisso do Governo de Sergipe com a política de assistência social. “Tivemos o Plano de Cargos e Carreiras, o cofinanciamento, a criação dos Núcleos de Educação Permanente, entre outros.Mas temos um desafio de continuar ampliando e melhorando a política de assistência”, acrescenta.  

A presidente nacional do Congemas, Penélope Regina, destacou que o cuidado com a desigualdade social é parte estratégica do desenvolvimento econômico. “Hoje, em Sergipe, estamos mais preparados para a missão da área social, garantindo políticas públicas integradas para quem mais precisa”, ressalta.

A programação do encontro continua nesta terça-feira, 8, com painéis, mesas temáticas e apresentações de experiências exitosas de todo o Nordeste. A expectativa é que os debates contribuam para a construção coletiva do III Plano Decenal da Assistência Social e fortaleçam o SUAS nos municípios nordestinos.
 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários