Terça, 08 de Julho de 2025
21°

Tempo limpo

São Paulo, SP

Anúncio
Geral Maranhão

Governo do Estado inicia a ampliação da rede de hemodiálise na região de Barra do Corda

O projeto arquitetônico foi desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), e a obra de reforma e construção está sendo executada pela Secre...

08/07/2025 às 14h23
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- O projeto arquitetônico foi desenvolvido pela SES e a obra de reforma e construção está sendo executada pela Segov (Foto: Divulgação)
- O projeto arquitetônico foi desenvolvido pela SES e a obra de reforma e construção está sendo executada pela Segov (Foto: Divulgação)

O Governo do Maranhão segue descentralizando os serviços de hemodiálise no estado. Em Barra do Corda, o espaço que abrigará o serviço já está em obras e atenderá 150 pacientes da região, em três turnos de funcionamento.

“Esta é a mais importante expansão da rede de hemodiálise na gestão estadual de saúde do Maranhão. Estamos ampliando a presença dos serviços de hemodiálise em todas as regiões de saúde do estado. Com os novos serviços, chegaremos a 3.619 pacientes assistidos, um aumento de mais de 100% em comparação ao início da gestão do governador Carlos Brandão, quando eram atendidos 1.789 pacientes. Vamos saltar de 279 máquinas para 552, garantindo mais qualidade de vida para os nossos pacientes”, pontuou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

O Centro de Hemodiálise de Barra do Corda funcionará na Rua Antônio Leite Brasil, nº 388, e contará com uma área total de 1.008,97 m². O projeto arquitetônico foi desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), e a obra de reforma e construção está sendo executada pela Secretaria de Estado de Governo (Segov).

A obra de reforma e construção do centro prevê dois salões, sala para pacientes com antígeno de hepatite B positivo, sala para diálise peritoneal com leito, sala para implantação de cateter com dois leitos, sala de recuperação e estabilização com dois leitos, dois consultórios médicos, um consultório para o serviço social, sala de coleta, farmácia, sala do gerador, sala do Sistema de Tratamento e Distribuição de Água para Hemodiálise (STDAH), entre outros ambientes.

Por meio do plano de expansão da rede de hemodiálise, 25 máquinas, além de duas de reserva, serão destinadas ao novo Centro de Hemodiálise de Barra do Corda, garantindo o atendimento à população.

Além do município sede, o equipamento também atenderá cidades da região, como Arame, Fernando Falcão, Grajaú, Itaipava do Grajaú, Jenipapo dos Vieiras e São Raimundo do Doca Bezerra.

Atualmente, a rede da SES conta com 12 serviços de hemodiálise e 339 máquinas, que atendem 2.341 pacientes mensalmente. Como parte da expansão, já foram entregues o serviço de hemodiálise de Grajaú e o Centro de Hemodiálise de Barreirinhas, além da ampliação dos serviços em São Luís e Chapadinha.

A expansão também contempla a entrega de novos serviços nos municípios de Itapecuru, Rosário, Santa Inês, Viana, Zé Doca, Timon, Pedreiras, São João dos Patos e Barra do Corda, além da ampliação do serviço de hemodiálise em Pinheiro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários