Sábado, 12 de Julho de 2025
16°

Tempo nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Saúde Amazonas

Hemoam se une ao Cremam para implementação de boas práticas na transfusão de sangue no estado

Programa envolve protocolos para redução de riscos inerentes à transfusão de sangue...

11/07/2025 às 15h57
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Felipe Nascimento/Hemoam

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) acaba de se unir ao Conselho Regional de Medicina do Amazonas (Cremam) para a implementação do PBM – Patient Blood Management, programa que envolve uma série de protocolos para a redução dos riscos inerentes à transfusão de sangue, com maior qualidade na assistência e diminuição dos processos de transfusão.

A união de esforços foi selada na quinta-feira (10/07), durante uma reunião entre a diretora-presidente do Hemoam, Socorro Sampaio, o diretor de Hemoterapia do Hemoam, Sérgio Albuquerque, a 1ª secretária e presidente da Comissão de Segurança do Paciente do Cremam, Tatiane Aguiar, além da responsável técnica da Agência Transfusional (AT) do Hemoam, Ana Kedma, a responsável pela AT do Complexo Sul, Glória Regina, e da chefe do departamento do ciclo do sangue do Hemoam, Maria José Coelho.

“Nós estamos somando esforços com o Cremam pois acreditamos na capilaridade da entidade de alcançar, principalmente, os médicos que são os profissionais que normalmente são responsáveis pela indicação de transfusão aos pacientes”, disse a diretora-presidente do Hemoam, Socorro Sampaio.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Felipe Nascimento/Hemoam

Durante o encontro, a primeira secretária e presidente da comissão de segurança do paciente do Cremam, Tatiane Aguiar, propôs a criação de uma câmara técnica de hematologia e hemoterapia para analisar os dados e estatísticas, sob as perspectivas técnicas e éticas das transfusões realizadas no Amazonas. “O objetivo é garantir o uso racional do sangue e de seus produtos e, especialmente, a segurança do paciente”, frisou Tatiane. Em 2024, o Hemoam contabilizou 74.249 pacientes transfundidos em todo o estado.

De acordo com o diretor de Hemoterapia do Hemoam, Sérgio Albuquerque, o PBM é uma abordagem multidisciplinar que, além repercutir na segurança do paciente, pode gerar uma economia significativa para o estado. “Além do ganho na saúde do paciente temos exemplo do hemocentro do Ceará (Hemoce), que economizou mais de R$ 100 milhões em oito anos praticando o PBM”, destacou.

Segundo o diretor, o Hemoam vem trabalhando a implantação do programa há pelo menos 12 meses, com adesão das práticas preconizadas pelo PBM e educação das equipes internas e das agências transfusionais, que atuam na hemoterapia na capital. Em meados de novembro o Hemoam em parceria do Cremam realizará um simpósio trazendo experiências e práticas do PBM no país.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários