Sexta, 11 de Julho de 2025
16°

Tempo nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Saúde Sergipe

Governo de Sergipe promove Conferência Regional de Políticas para as Mulheres no leste do estado

Divina Pastora, Capela, Carmópolis, General Maynard, Japaratuba, Santa Rosa de Lima, Pirambu, Rosário do Catete e Siriri participaram do evento

11/07/2025 às 18h27
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Secretária da SPM, Danielle Garcia (ao centro) destacou iniciativa como instrumento de discussão de propostas para igualdade de gênero e garantia de direitos para as mulheres da região / Fotos: Ascom/SPM
Secretária da SPM, Danielle Garcia (ao centro) destacou iniciativa como instrumento de discussão de propostas para igualdade de gênero e garantia de direitos para as mulheres da região / Fotos: Ascom/SPM

O município de Divina Pastora sediou, nesta sexta-feira, 11, a Conferência Regional de Políticas para as Mulheres do Leste Sergipano. O evento é uma iniciativa do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM), com as cidades sergipanas e com os Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher.
 
Os municípios de Divina Pastora, Capela, Carmópolis, General Maynard, Japaratuba, Santa Rosa de Lima, Pirambu, Rosário do Catete e Siriri discutiram propostas importantes para a promoção da igualdade de gênero e garantia de direitos para as mulheres da região. “Essa atuação transversal da SPM com os municípios é muito importante na busca do fortalecimento e da ampliação das políticas para as mulheres em nosso estado. Por isso, é importante que todos os municípios participem dos eventos em sua respectiva região e tragam suas contribuições”, afirmou a secretária da SPM, Danielle Garcia.
 
Com o tema central ‘Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas’, foram abordados diversos eixos, como a efetividade na garantia de direitos e oportunidades; avanços e desafios da igualdade, diversidade e respeito às mulheres; enfrentamento às violências de gênero, educação e à saúde das mulheres; e a garantia de orçamento público voltado a todas as políticas públicas. 

A presidente do CEDM, Edlaine Sena, salientou que tudo o que for proposto pelos municípios nas conferências regionais irão para o Plano Estadual de Direitos da Mulher. “Estamos na segunda Conferência Regional, que alcança os municípios do leste sergipano para que eles também tenham voz e tragam suas necessidades, porque é assim que vamos construir as políticas públicas aqui para o nosso estado”, ressaltou.
 
Divididas em oito encontros, as conferências regionais são espaços democráticos, que promovem ampla discussão entre a sociedade civil, movimentos, entidades e organismos de políticas para as mulheres (OPMs), com o objetivo de entender as principais demandas e construir propostas de políticas públicas efetivas para a melhoria de vida das mulheres. “A gente fica feliz de sediar esta Conferência que promove uma importante interação dos municípios com a SPM para que possamos, juntos, ampliar e fortalecer as políticas públicas para as mulheres em nosso estado”, frisou a prefeita de Divina Pastora, Izabel Cristina.

A secretária-adjunta da Assistência Social de Pirambu, Maria Clemilda da Silva, enfatizou a importância das conferências regionais. “Para debater e sugerir propostas que venham fortalecer essa política que é tão importante. Falar da mulher é tratar de diversos temas, incluindo violência, porque é o que está todos os dias gritando. E a gente tem essa possibilidade de discutir em espaços como este. Estamos mais conscientes dos nossos direitos e isso é resultado de debates e de uma política que está se fortalecendo. E, em Sergipe, vamos fortalecer ainda mais os 75 municípios com essas conferências regionais”, declarou.
 
Próxima conferência
 
A próxima Conferência Regional será a do Centro-Sul, na quarta-feira, 16, em Poço Verde. Além do município sede, o evento contará com a participação de representantes de Simão Dias, Lagarto, Tobias Barreto e Riachão do Dantas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários