

O setor de serviços em Sergipe, no acumulado deste ano de 2025 até o mês de maio, registrou crescimento de 7,3%, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisados pelo Observatório de Sergipe, vinculado à Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), nesta sexta-feira, 11.
Este foi o segundo melhor crescimento do país, ficando atrás apenas do Tocantins. No acumulado dos últimos 12 meses, considerando o intervalo entre maio de 2024 e de 2025, Sergipe registrou o maior crescimento do país, com 9,2%.
Em maio deste ano, no entanto, o setor de serviços em Sergipe registrou uma variação negativa de 1,3% frente ao mês anterior, na série com ajuste sazonal. "Apesar da retração no volume de serviços em maio, o desempenho positivo de Sergipe no acumulado do ano e nos últimos 12 meses evidencia uma trajetória consistente de recuperação e expansão do setor", explicou a gerente de Estudos Socioeconômicos do Observatório de Sergipe, Michele Doria.
A receita nominal, que é o valor total das vendas realizadas pelo comércio – aquilo que o comércio efetivamente arrecadou em determinado período –, levando em conta os preços praticados no momento da venda, também registrou crescimento acumulado até o mês de maio deste ano de 12,8%. Na comparação com o mês de maio de 2024, a alta é de 10,6%. Já em maio deste ano, houve leve variação negativa de 1,8% em relação a abril.
Brasil
No cenário nacional, Sergipe seguiu uma tendência nacional, visto que o volume de serviços em maio reduziu em 17 das 27 unidades da federação em comparação com o mês anterior. O Brasil apresentou um leve aumento de 0,1% na série com ajuste sazonal.
Já no acumulado do ano, a elevação do volume de serviços no Brasil ocorreu em 21 das 27 unidades da federação. Tocantins se destacou com a maior alta, seguida de Sergipe e Distrito Federal. No acumulado em 12 meses, a elevação do volume de serviços no Brasil ocorreu em 21 das 27 unidades da federação. Sergipe se destacou com o maior crescimento, seguidos de Amazonas, Rio Grande do Norte e Amapá.

Sergipe População aprova Verão Sergipe em Pacatuba e destaca impacto econômico no litoral norte
Sergipe Orquestra Jovem de Sergipe abre 70 novas vagas
Sergipe Secretaria de Estado da Saúde alerta para novas mudanças nos modelos de receituários de medicamentos controlados Mín. 20° Máx. 28°





