Sábado, 12 de Julho de 2025
16°

Tempo limpo

São Paulo, SP

Anúncio
Geral Sergipe

Planejamento coletivo fortalece execução do Programa Mais Médicos em Sergipe

Com 285 médicos em atividade e a chegada recente de mais 32 profissionais, o programa já contempla 70 municípios sergipanos e segue em expansão

11/07/2025 às 21h28
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Fotos: Nucom Funesa
Fotos: Nucom Funesa

Com foco no fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) e na qualificação da assistência prestada à população, representantes do Programa Mais Médicos em Sergipe participaram, nesta sexta-feira, 11, de uma oficina de planejamento promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). 
 
A ação foi conduzida pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e pela Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP-SE), reunindo apoiadores institucionais da SES, tutores e supervisores da Universidade Federal de Sergipe (UFS), além dos apoiadores do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Sergipe (Cosems) para discutir estratégias e alinhar diretrizes que contribuam para o aprimoramento do programa nos municípios.  

A iniciativa visa estabelecer um fluxo de comunicação mais eficiente entre os diversos atores envolvidos, definir responsabilidades e prazos de atuação, além de propor soluções práticas para desafios enfrentados nos territórios. Com 285 médicos em atividade e a chegada recente de mais 32 profissionais, o programa já contempla 70 municípios sergipanos e segue em expansão.

De acordo com a referência técnica do Programa Mais Médicos em Sergipe, Elisa Leite, a oficina teve como foco principal a integração entre os entes envolvidos, promovendo alinhamento e cooperação mútua. “A ideia é construir um fluxo de comunicação que permita maior troca de informações, otimizando questões como agenda, acesso, transporte e carga horária, o que reflete diretamente na qualidade do atendimento à população”, destacou.

Segundo a tutora do programa pela UFS, professora Cátia Justo, o encontro foi, também, um espaço para escuta e proposição de melhorias. “Estamos aqui para refletir sobre nossa atuação e construir soluções coletivas, a partir da escuta dos tutores, supervisores, gestores e apoiadores. O nosso objetivo é organizar os processos de trabalho e garantir um atendimento mais qualificado ao usuário do SUS. O SUS precisa continuar chegando longe, com qualidade e resolutividade. E isso inclui, também, encaminhamentos e cirurgias, que exigem integração com a média e alta complexidade”, afirmou.

Representando o Cosems, a apoiadora institucional Edylênia Gonçalves reforçou a importância do momento para os gestores municipais. “O médico do programa chega com um perfil específico, com carga horária definida e atividades de formação. É fundamental que os gestores compreendam isso e saibam como apoiar esse profissional. Essa oficina foi essencial para alinhar expectativas e garantir que o usuário seja bem atendido lá na ponta”, pontuou.
 

Referência técnica do Programa Mais Médicos em Sergipe, Elisa Leite
Referência técnica do Programa Mais Médicos em Sergipe, Elisa Leite
Tutora do programa pela UFS, professora Cátia Justo
Tutora do programa pela UFS, professora Cátia Justo
Apoiadora institucional Edylênia Gonçalves
Apoiadora institucional Edylênia Gonçalves
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários