

Os municípios do baixo São Francisco, centro-Sul e alto sertão sergipano realizaram, durante esta semana, as conferências regionais de Políticas para as Mulheres. Os eventos contaram com a parceria do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM) e dos conselhos municipais dos Direitos da Mulher.
Com o tema central 'Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas', foram discutidas propostas importantes para a promoção da igualdade de gênero e garantia de direitos para as mulheres das regiões, por meio de eixos temáticos.
A secretária da SPM, Danielle Garcia, reforçou que as conferências são espaços democráticos, que promovem ampla discussão entre a sociedade civil, movimentos, entidades e organismos de políticas para as mulheres (OPMs). “Com o objetivo de entender as principais demandas de cada região e construir propostas de políticas públicas efetivas para a melhoria de vida das mulheres. Por isso, essa atuação transversal com os municípios visa o fortalecimento e a ampliação das políticas para as mulheres em nosso estado”, afirmou.
A secretária da Assistência Social de Poço Verde, município sede da Conferência Regional realizada na última quarta-feira, 16, falou sobre a importancia da ação. “Esse é um momento fundamental pra gente refletir a situação da mulher hoje e construirmos um futuro igualitário e justo para todas nós. Agradecemos pelo apoio do Estado, pois é um desafio para todas nós mulheres, que diante de muitas conquistas, ainda enfrentamos muitos desafios, seja na igualdade de gênero, no mercado de trabalho ou na violência doméstica. Esse é um momento de buscarmos ainda mais soluções para essas demandas, pois essa conferência é um marco na luta pelos direitos das mulheres”, destacou.
O município de Porto da Folha foi sede da 1ª Conferência do alto sertão sergipano, realizada na quinta-feira, 17. Para a secretária municipal , Jane Glécia Farias, é muito importante a união dos municípios na construção de políticas necessárias para as mais de 80 mil mulheres que compõem a região. “Agradecemos a todas as cidades que estão compondo este evento e à SPM por todo o apoio e suporte que nos deu. O objetivo é agregar, somar e construir as políticas necessárias para todas as mulheres se engajarem e serem inseridas neste projeto”, enfatizou.
A secretária da Mulher de Santana do São Francisco, Rosilda Ferreira, pontuou que a SPM está sempre de portas abertas para os municípios e reforçou a importância da união das mulheres. “Para que possamos conseguir propósitos para nós mulheres, que somos a maioria da população brasileira, precisamos andar de mãos dadas. Que essa bandeira não seja levantada somente hoje, mas em todos os dias das nossas vidas, denunciando e lutando para ocupar o nosso lugar. Que possamos marchar hoje com o baixo São Francisco unido para que a gente construa um futuro melhor para todas”, disse a secretária, durante a 4ª Conferência do Baixo São Francisco, realizada nesta sexta-feira, 18.
Para a secretária da Assistência Social de Monte Alegre, Ítala Cavalcante, trata-se de um momento marcante de escuta, diálogo e construção, na busca incessante por mais direitos para as mulheres sergipanas. “Participar da Conferência de Políticas para as Mulheres marca o fortalecimento das redes e o compromisso com a construção de políticas públicas mais inclusivas e eficazes”.
A secretária da Assistência Social de Nossa Senhora da Glória, Annikaren de Oliveira, aproveitou a oportunidade para agradecer a parceria da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres e dos Conselhos de Direitos, que garantem o fortalecimento das conferências. “Um momento tão importante para nós mulheres, para fortalecimento e para estabelecermos políticas voltadas para o público feminino. Agradecemos à SPM pela parceria e pelo apoio”, pontuou.
Municípios participantes
Os eventos contaram com a participação dos municípios das três regiões: Amparo de São Francisco, Brejo Grande, Cedro de São João, Ilha das Flores, Neópolis, Propriá, Santana do São Francisco, São Francisco, Telha, Malhada dos Bois e Pacatuba; Simão Dias, Lagarto, Tobias Barreto e Riachão do Dantas; Canindé de São Francisco, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Lourdes, Poço Redondo, Porto da Folha, Gararu e Monte Alegre de Sergipe.
Próximas conferências
Os próximos encontros serão realizados de 22 a 25, iniciando com a 2ª Conferência Regional do Médio Sertão, em Feira Nova; no dia 23 acontece a 4ª Conferência Regional do Sul Sergipano, em Arauá; já no dia 24, o encontro será em Itabaiana, para a 6ª Conferência Regional do Agreste Sergipano; e no dia 25, a SPM prestigia a realização da Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Campo do Brito.
O ciclo de conferências em Sergipe culminará com a realização da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que acontecerá no dia 8 de agosto.














Sergipe População aprova Verão Sergipe em Pacatuba e destaca impacto econômico no litoral norte
Sergipe Orquestra Jovem de Sergipe abre 70 novas vagas
Sergipe Secretaria de Estado da Saúde alerta para novas mudanças nos modelos de receituários de medicamentos controlados Mín. 20° Máx. 28°





