Terça, 22 de Julho de 2025
23°

Tempo limpo

São Paulo, SP

Anúncio
Ação Social Sergipe

Conferências regionais de Políticas para as Mulheres são realizadas no baixo São Francisco, centro-sul e alto sertão

Os municípios discutiram propostas voltadas à garantia de direitos para as mulheres

18/07/2025 às 20h15
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Conferências regionais de Políticas para as Mulheres são realizadas no baixo São Francisco, centro-sul e alto sertão // Fotos : Ascom/ SPM
Conferências regionais de Políticas para as Mulheres são realizadas no baixo São Francisco, centro-sul e alto sertão // Fotos : Ascom/ SPM

Os municípios do baixo São Francisco, centro-Sul e alto sertão sergipano realizaram, durante esta semana, as conferências regionais de Políticas para as Mulheres. Os eventos contaram com a parceria do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM) e dos conselhos municipais dos Direitos da Mulher.  

Com o tema central 'Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas', foram discutidas propostas importantes para a promoção da igualdade de gênero e garantia de direitos para as mulheres das regiões, por meio de eixos temáticos.  

 A secretária da SPM, Danielle Garcia, reforçou que as conferências são espaços democráticos, que promovem ampla discussão entre a sociedade civil, movimentos, entidades e organismos de políticas para as mulheres (OPMs). “Com o objetivo de entender as principais demandas de cada região e construir propostas de políticas públicas efetivas para a melhoria de vida das mulheres. Por isso, essa atuação transversal com os municípios visa o fortalecimento e a ampliação das políticas para as mulheres em nosso estado”, afirmou. 

A secretária da Assistência Social de Poço Verde, município sede da Conferência Regional realizada na última quarta-feira, 16, falou sobre a importancia da ação.  “Esse é um momento fundamental pra gente refletir a situação da mulher hoje e construirmos um futuro igualitário e justo para todas nós. Agradecemos pelo apoio do Estado, pois é um desafio para todas nós mulheres, que diante de muitas conquistas, ainda enfrentamos muitos desafios, seja na igualdade de gênero, no mercado de trabalho ou na violência doméstica. Esse é um momento de buscarmos ainda mais soluções para essas demandas, pois essa conferência é um marco na luta pelos direitos das mulheres”, destacou.

O município de Porto da Folha foi sede da 1ª Conferência do alto sertão sergipano, realizada na quinta-feira, 17. Para a secretária municipal , Jane Glécia Farias, é muito importante a união dos municípios na construção de políticas necessárias para as mais de 80 mil mulheres que compõem a região. “Agradecemos a todas as cidades que estão compondo este evento e à SPM por todo o apoio e suporte que nos deu. O objetivo é agregar, somar e construir as políticas necessárias para todas as mulheres se engajarem e serem inseridas neste projeto”, enfatizou.

 A secretária da Mulher de Santana do São Francisco, Rosilda Ferreira, pontuou que a SPM está sempre de portas abertas para os municípios e reforçou a importância da união das mulheres. “Para que possamos conseguir propósitos para nós mulheres, que somos a maioria da população brasileira, precisamos andar de mãos dadas. Que essa bandeira não seja levantada somente hoje, mas em todos os dias das nossas vidas, denunciando e lutando para ocupar o nosso lugar. Que possamos marchar hoje com o baixo São Francisco unido para que a gente construa um futuro melhor para todas”, disse a secretária, durante a 4ª Conferência do Baixo São Francisco, realizada nesta sexta-feira, 18. 

Para a secretária da Assistência Social de Monte Alegre, Ítala Cavalcante, trata-se de um momento marcante de escuta, diálogo e construção, na busca incessante por mais direitos para as mulheres sergipanas. “Participar da Conferência de Políticas para as Mulheres marca o fortalecimento das redes e o compromisso com a construção de políticas públicas mais inclusivas e eficazes”. 

 A secretária da Assistência Social de Nossa Senhora da Glória, Annikaren de Oliveira, aproveitou a oportunidade para agradecer a parceria da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres e dos Conselhos de Direitos, que garantem o fortalecimento das conferências. “Um momento tão importante para nós mulheres, para fortalecimento e para estabelecermos políticas voltadas para o público feminino. Agradecemos à SPM pela parceria e pelo apoio”, pontuou. 

Municípios participantes 

Os eventos contaram com a participação dos municípios das três regiões: Amparo de São Francisco, Brejo Grande, Cedro de São João, Ilha das Flores, Neópolis, Propriá, Santana do São Francisco, São Francisco, Telha, Malhada dos Bois e Pacatuba; Simão Dias, Lagarto, Tobias Barreto e Riachão do Dantas; Canindé de São Francisco, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Lourdes, Poço Redondo, Porto da Folha, Gararu e Monte Alegre de Sergipe.

Próximas conferências 

Os próximos encontros serão realizados de 22 a 25, iniciando com a 2ª Conferência Regional do Médio Sertão, em Feira Nova; no dia 23 acontece a 4ª Conferência Regional do Sul Sergipano, em Arauá; já no dia 24, o encontro será em Itabaiana, para a 6ª Conferência Regional do Agreste Sergipano; e no dia 25, a SPM prestigia a realização da Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Campo do Brito. 

 O ciclo de conferências em Sergipe culminará com a realização da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que acontecerá no dia 8 de agosto.

João Vitor
João Vitor
Dalvam Dext
Dalvam Dext
Jeane Silva
Jeane Silva
Rute Messias
Rute Messias
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários