A 50ª Expoacre começou com uma programação diversificada voltada ao entretenimento e à valorização das tradições rurais. Após a abertura oficial realizada na Gameleira, juntamente com a tradicional cavalgada, o Parque de Exposições Wildy Viana passou a receber milhares de visitantes interessados em conhecer os estandes, provar a gastronomia regional, visitar as barraquinhas de artesanato e prestigiar as atrações na arena de rodeio.
Na primeira noite do evento, a arena foi palco para o início das atividades da prova dos três tambores, organizada pela National Barrel Horse Association/Acre (NBHA). A programação começou às 16h com a categoria West, voltada a crianças com deficiência praticantes de ecoterapia. Em seguida, foi realizado o Test Horse, momento em que os competidores têm a oportunidade de treinar e reconhecer a pista antes do início oficial da competição.
A diretora da NBHA-Acre, Cida Valadão, explicou a importância desta fase. “Iniciamos com a categoria West e, em seguida, o Test Horse, que funciona como um treino preparatório. É o momento de adaptação dos cavalos ao espaço antes da competição oficial, que será realizada no domingo”, informou.
A disputa integra a terceira etapa do campeonato estadual, realizado há 15 anos no Acre, sendo a Expoacre um dos cenários mais emblemáticos da competição.
Para a competidora Zenair Bueno, que participa das provas desde 2009, a etapa realizada durante a feira traz um clima especial. “A Expoacre tem uma energia diferente. São mais competidores, um público maior, e a emoção é dobrada. Fui campeã em 2013 e, para mim, é sempre uma honra competir aqui.”.
A prova dos três tambores contempla diferentes categorias, abrangendo atletas de várias faixas etárias e níveis de experiência. Entre as divisões mais comuns estão: Kids, Jovem A, B e C, Aberta, Feminina, Master, Aberta Júnior, além das categorias para iniciantes e paradesportivas.
Mais do que uma competição esportiva, a atividade se transforma em um momento de integração familiar, como destaca Thiago Nascimento, pai da pequena competidora Mirela Sofia. “É uma alegria imensa ver nossos filhos competindo. A Mirela já é apaixonada por cavalos desde pequena, e participar da Expoacre é a realização de um sonho. Só temos a agradecer a Deus por vivenciar isso em família.”.
Em sua edição de número 50, a Expoacre já está consolidada no calendário oficial do Estado e, neste ano, promete ser a maior de todas, atraindo visitantes de várias partes do Brasil e também do exterior. Uma comitiva do Peru esteve presente na arena, prestigiando a competição e fortalecendo laços com o Acre. O médico veterinário peruano Víctor Paúl González Córdoba elogiou o evento e a estrutura da feira. “É uma honra participar desta grande feira internacional. Estamos aqui para conhecer o potencial do Acre, tanto comercial quanto no cuidado com os animais. Como países irmãos, buscamos desenvolvimento conjunto. É importante esse intercâmbio entre Peru e Brasil, e acredito que há muito a ser compartilhado”.
A prova dos três tambores é uma modalidade equestre que exige agilidade e sintonia entre cavalo e cavaleiro. O percurso consiste em contornar três tambores dispostos em forma triangular, realizando voltas de 360° em torno de cada um, no menor tempo possível. O cronômetro é acionado quando o focinho do cavalo cruza a linha de partida e parado ao cruzar a linha de chegada, sendo o tempo o principal critério de classificação.
The post Atletas fazem reconhecimento de pista para a 3ª etapa da prova dos três tambores da Expoacre appeared first on Noticias do Acre .
Mín. 15° Máx. 27°