Terça, 29 de Julho de 2025
13°

Tempo nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Geral Governo

Em menos de 24h, governo realiza dois transplantes de fígado e dois de rim no HCM

O Hospital Dr. Carlos Macieira foi credenciado pelo Ministério da Saúde para a realização de transplantes em dezembro de 2024.

28/07/2025 às 21h31
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- As cirurgias aconteceram no Hospital Dr. Carlos Macieira, unidade referência em alta complexidade, localizada em São Luís (Foto: Wellington Silva)
- As cirurgias aconteceram no Hospital Dr. Carlos Macieira, unidade referência em alta complexidade, localizada em São Luís (Foto: Wellington Silva)

O Maranhão vive um novo capítulo na história da saúde pública. Em menos de 24 horas, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou quatro transplantes de órgãos na rede estadual: dois de fígado e dois de rim. As cirurgias aconteceram no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) — unidade referência em alta complexidade, localizada em São Luís — e representam o primeiro e maior número de transplantes realizados em sequência pela rede pública estadual.

A primeira cirurgia ocorreu na madrugada de sexta-feira (25). Ao longo do dia, foram realizados mais três procedimentos, iniciados no final da manhã. O fígado foi transplantado em um homem de 62 anos, em uma cirurgia que durou seis horas. Um dos rins foi destinado a uma mulher de 37 anos, em procedimento de três horas. O quarto órgão transplantado foi outro rim, para uma mulher de 34 anos, que estava na fila de espera; a cirurgia também durou três horas.

Os quatro pacientes seguem em recuperação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Transplantes do HCM, a primeira especializada do Maranhão.

O governador Carlos Brandão celebrou o momento como um marco para o Sistema Único de Saúde (SUS) no estado: “Em menos de 24 horas, realizamos quatro transplantes com segurança, respeito e esperança. É a maior sequência já feita pela rede estadual. Mais um marco na saúde pública do Maranhão", afirmou.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou a rápida evolução da rede estadual:

“Em poucos meses, o Maranhão saiu do zero para realizar transplantes hepáticos e renais em sequência. Isso mostra a capacidade do nosso sistema e a força das equipes que acreditam no cuidado público como missão”, ressaltou o secretário.

Investimento e estrutura

Esse feito só foi possível graças ao investimento contínuo na estrutura hospitalar e na formação de equipes especializadas, além do trabalho articulado da Central Estadual de Transplantes (CET-MA), da Organização de Procura de Órgãos (OPO) e dos profissionais do Hospital Dr. Carlos Macieira.

A estrutura do HCM foi determinante para o sucesso das operações. A unidade dispõe de alta capacidade logística e operacional, com equipes experientes e preparadas para procedimentos de alta complexidade. O hospital também conta com uma UTI especializada em transplantes, essencial para a condução do pós-operatório com segurança e qualidade.

As cirurgias hepáticas foram coordenadas pelo cirurgião do aparelho digestivo José Maria Júnior, enquanto os transplantes renais ficaram sob responsabilidade da nefrologista Juliana Etz.

O coordenador da CET, Hiago Bastos, reforçou a importância do avanço para o Estado:

“A CET parabeniza mais uma vez o HCM por mais um feito histórico. Não só foi iniciado o transplante hepático, como o programa foi inaugurado com quatro procedimentos em menos de 24 horas. Parabenizamos o diretor da unidade, Edilson Medeiros, e toda a equipe do Macieira, em especial o Dr. José Maria e sua equipe de fígado, a Dra. Juliana e a equipe de rim, a Dra. Caroline Marques, responsável pela UTI, e a Dra. Luciana, da OPO. Esse é um esforço coletivo que une especialistas, gestores e toda uma rede comprometida em transformar vidas”, declarou.

Esperança para quem espera

Mais do que números, os transplantes representam novas chances para famílias inteiras, graças à generosidade de doadores e familiares que autorizaram a doação de órgãos em momentos de dor.

De acordo com a CET, 13 pessoas aguardam por um fígado e mais de 118 por um rim no Maranhão. A realização desses procedimentos em tão pouco tempo reforça o compromisso do Governo do Estado em garantir acesso, dignidade e cuidado de alto nível a quem depende do SUS.

Autorização e histórico

O Hospital Dr. Carlos Macieira foi credenciado pelo Ministério da Saúde para a realização de transplantes em dezembro de 2024. A primeira cirurgia renal foi realizada em abril de 2025. Com os novos procedimentos, a unidade soma agora três transplantes renais e dois hepáticos em menos de quatro meses.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários