Quarta, 30 de Julho de 2025
10°

Tempo limpo

São Paulo, SP

Anúncio
Geral Indústria, Com...

Dez residentes do programa Especializa Paraná vão atuar nas regionais de Curitiba

A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços do Paraná (Seic) e a Prefeitura de Curitiba. A p...

29/07/2025 às 13h49
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: SEIC-PR
Foto: SEIC-PR

Cinco bolsistas do programa Especializa Paraná, iniciativa do Governo do Estado, vão desenvolver seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) com base em um diagnóstico das 10 regionais administrativas de Curitiba. A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços do Paraná (Seic) e a Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação.

A proposta é levar um olhar técnico e acadêmico para os desafios da cidade, com foco em identificar potenciais produtivos e propor soluções para o desenvolvimento local e regional. Os alunos integram o programa de Residência Técnica (Restec) em Políticas de Especialização Produtiva, vinculado ao Especializa Paraná - um programa estadual voltado à capacitação de gestores públicos e ao fortalecimento do desenvolvimento regional com base nas potencialidades de cada município. As bolsas são financiadas com recursos do orçamento da Seic.

Quatro residentes são formados em Engenharia: João Nogueira Clemente, Lucas Lucchin, Manuel Finda Evaristo e Marcelo Nunhez Cardozo Dias são engenheiros de Energias, Aquicultura, Computação e Química, respectivamente. Ricardo Francisco Silva de Paula é formado em Relações Internacionais. João e Manuel são angolanos. Os outros três, paranaenses.

O secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços, Marco Brasil, destacou a importância da parceria para ampliar o impacto do programa, ao afirmar que o resultado deste trabalho desenvolvido na Capital e municípios limítrofes será referência para todo o Estado. "A identificação da estrutura produtiva de cada regional e a elaboração de planos de ação para o desenvolvimento produtivo poderão ser replicadas em outras regiões do Paraná”, disse.

Segundo o vice-prefeito de Curitiba e secretário do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, a iniciativa reforça a ideia de pensar diferente sobre a cidade. “É a oportunidade de termos um olhar acadêmico para Curitiba. Ao disponibilizar as 10 regionais como objeto de estudo, teremos soluções que ultrapassam questões políticas, o que pode ser enriquecedor para todos os envolvidos”, afirmou.

Ao longo da residência, os bolsistas farão diagnósticos produtivos das regionais, mapeando setores estratégicos com potencial de especialização, elaborando planos de ação com metas e indicadores, além de promover ações para fortalecer o tecido associativo local, envolvendo empresários, instituições de ensino e outros atores relevantes.

O projeto também prevê a criação de um modelo de governança para a Política de Especialização Produtiva de Curitiba, com participação da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e articulação com o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Além disso, haverá integração com estruturas regionais como o Pró Metrópole e o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), garantindo que as soluções tenham alcance ampliado e continuidade.

ESPECIALIZA PARANÁ– O programa abrange um conjunto de ações para capacitar gestores e impulsionar o desenvolvimento regional a partir do potencial produtivo de cada município.

Em parceria com o Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), o programa disponibiliza a plataforma Especializa Inteligente, que oferece um raio-x detalhado da realidade econômica dos municípios paranaenses. Por meio dessa ferramenta, os gestores têm acesso a dados estratégicos que permitem identificar potencialidades produtivas e planejar ações específicas para atrair investimentos e impulsionar o crescimento econômico. Atualmente, a plataforma já conta com 73 agentes cadastrados, representando 47 municípios.

Outra importante frente do programa é a Residência Técnica em Políticas de Especialização Produtiva, realizada em parceria com a Secretaria estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Ao todo, 40 bolsistas foram selecionados para atuar no programa. Eles são formados em áreas como administração, comunicação, economia, engenharia, tecnologia e relações internacionais.

A iniciativa é resultado de um Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado com a Universidade Estadual de Maringá (UEM). Os residentes estão desenvolvendo atividades em Curitiba e em outras 12 cidades do Interior, por meio das Agências de Desenvolvimento Regional Sustentável (Ageuni), apoiando diagnósticos e projetos locais que promovem a especialização produtiva e a articulação regional.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários