A Quitanda da Agricultura Familiar marcou presença, nesta terça-feira(29), no jardim do Palácio de Karnak, no Centro de Teresina, com dezenas de coletivos de produtores rurais de Teresina e municípios vizinhos . A atividade fez parte da solenidade em alusão ao Dia da Agricultura Familiar.
O evento teve como objetivo o anúncio de investimentos e programas com recursos de mais de R$ 100 milhões que irão beneficiar a produção do campo no Piauí, reuniu diversos órgãos, e contou com a presença do governador Rafael Fonteles.
A feira reuniu uma grande diversidade de produtos, desde hortaliças, bolos, biscoitos, doces e outros. Entre os participantes, a agricultora Teresa Cruz, da comunidade Santana de Nossa Esperança, na região de Teresina, celebrou o resultado e o sucesso das vendas no Karnak.
“A feira está boa, mesmo cedo já consegui vender e as colegas também, e as feirinhas sempre fazem sucesso, quando sabemos que é no Karnak, a gente se programa cedo. Nesta, eu trouxe o limão doce, que poucos conhecem, goma fresca, açafrão, gengibre mamão, gergelim e folhas verdes”, disse.
Teresa Cruz afirma que, por meio da Quitanda, é possível garantir uma renda melhor, além da segurança alimentar, com um produto de qualidade garantido na mesa.
José Laurindo Soares, outro agricultor presente no evento, aproveitou a oportunidade para expor seus produtos. Nesta edição, ele trouxe uma variedade de três tipos de bananas, um dos itens de maior destaque do Assentamento 17 de Abril, localizado próximo a Demerval Lobão.
“A feira está boa, vendemos tudo. A Quitanda é um sucesso total para dar visibilidade aos produtos e também é importante por ser um programa sustentável. Hoje eu trouxe três tipos de banana: prata, maçã roxa e a pratinha”, destacou.
Já o diretor estatal do Movimento dos Sem Terras (MST) João Luiz Vieira, destaca a importância de um evento com a Quitanda por fomentar a produção de qualidade e a comercialização de produtos da agricultura familiar. Além de agricultor, do assentamento Vale da Esperança, João Luiz afirma que também veio como consumidor.
“A Quitanda é um projeto muito promissor para a agricultura familiar, para nós, que somos trabalhadores rurais, nos proporciona a produzir com qualidade e comercializar com contato direto com o consumidor. Antes, tínhamos uma feira a cada quinze dias na UFPI, e com a quitanda tudo mudou”, concluiu.
O governador Rafael Fonteles, que visitou os agricultores após a solenidade, ressaltou a importância da Quitanda da Agricultura Familiar para promover a comercialização de produtos, além de permitir maior autonomia aos agricultores familiares.
“Queremos cada vez mais o agricultor familiar acessando mercados, se tornando cada vez menos dependentes do poder público, e é claro que o poder público está aqui para ajudar, para potencializar com o PAA, com o PAS, com o programa de alimentação escolar, com ações de infraestrutura, assistência técnica, tecnologia, mas querendo sobretudo, que os agricultores consigam acessar mercados, vender sua produção e aumentar sua renda”, finalizou.
Mín. 10° Máx. 17°