O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Afonso Mafrense, em Altos, ganhou, nesta quarta-feira (30), uma nova estrutura. Fundada em 1951, a escola passou por um processo completo de reforma, ampliação e modernização, entregue oficialmente pelo governador Rafael Fonteles e pelo secretário da Educação, Washington Bandeira.
Considerada um marco na história educacional do município, a escola preserva sua fachada original, mas agora conta com ambientes totalmente renovados. Foram investidos mais de R$ 4,5 milhões em melhorias que incluem climatização em todos os espaços, oito novas salas de aula, laboratórios de Ciências e de Informática, refeitório, quadras poliesportiva e de beach tênis, vestiários, Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Sala de Mediação Tecnológica e um espaço exclusivo do programa Saúde Digital.
“Estamos entregando uma escola completamente reestruturada. O investimento garante melhores condições de aprendizagem para os estudantes, com laboratórios, salas climatizadas e espaços adequados à formação integral. É uma ação estratégica que impacta diretamente o desenvolvimento da juventude e o fortalecimento da comunidade escolar”, disse o governador Rafael Fonteles.
Hoje, o Ceti atende 195 estudantes do 9º ano do ensino fundamental ao ensino médio em tempo integral. Além da formação básica, a unidade oferece cursos técnicos em Artesanato com ênfase em Empreendedorismo e Desenvolvimento de Sistemas, conectando o aprendizado à realidade profissional dos alunos.
“Entregamos mais uma escola completa. Já são mais de 300 obras em andamento em todo o estado e a nossa meta é reformar e modernizar as 512 escolas de ensino médio até 2026, todas no padrão ouro, com estrutura completa para o tempo integral. É a maior transformação da história da educação do Piauí”, afirmou o secretário Washington Bandeira.
O novo espaço representa mais do que uma reforma física. A estrutura atual foi pensada para promover o acolhimento, ampliar o tempo de aprendizagem e integrar esporte, cultura, tecnologia e saúde à rotina pedagógica dos estudantes.
O diretor da escola, Antônio Onofre, compartilha o impacto que a nova escola tem no ambiente de ensino. “A reforma representa um novo capítulo da escola. Temos agora laboratórios de Ciências e Informática que permitem o desenvolvimento de projetos voltados à tecnologia e inovação. Nossa capacidade de atendimento aumentará, possibilitando que mais estudantes tenham acesso a essa educação de ponta”, celebrou o gestor.
Para Maria Eduarda Feitosa Rocha, aluna da 1ª série do ensino médio, essa transformação é empolgante. “Estudar nessa nova estrutura tem sido uma experiência incrível. A escola está muito mais confortável, com salas climatizadas e um ambiente que realmente nos motiva a aprender mais e a pensar no futuro com mais oportunidades”, garantiu a jovem.
A entrega do Ceti Afonso Mafrense reforça o compromisso do Governo do Estado com a valorização da escola pública e a expansão do modelo de tempo integral. A proposta busca garantir não só mais tempo em sala de aula, mas melhores condições de aprendizagem para todos os estudantes da rede estadual.
Mín. 8° Máx. 20°