

O município de Bambuí recebe, na próxima sexta-feira (8/8), o 21º Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal (QMA) da Canastra. O evento é realizado pelo Governo de Minas Gerais , por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) , em parceria com o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e a prefeitura municipal, e apoio do Sicoob-Credibam.
As inscrições devem ser realizadas nos escritórios locais da Emater-MG até a quinta-feira (7/8). A competição inicia às 10h30, no IFMG, com a recepção e almoço aos participantes e, em seguida, será realizado o julgamento. Os vencedores serão conhecidos a partir das 18h.

"A estimativa é que cerca de 35 produtores de queijos da região sejam classificados. Destes, os cinco primeiros colocados nos concursos municipais já estão aptos para competição”, explica o professor do IFMG, Jonas Guimarães.
Segundo o membro da rede de QMA da Emater-MG, Fábio Willians Barbosa, os queijos encaminhados ao concurso deverão ter, no mínimo, 14 dias, e no máximo, 30 dias de maturação e serão divididos em duas categorias: casca lisa ou lavada e casca florida natural.
As características que serão avaliadas pela comissão julgadora são apresentação externa e interna, cor, consistência, odor, aroma e sabor.
Os cinco melhores classificados representarão a Região da Canastra no 18º Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais na categoria QMA em Itanhandu, que acontece em 4/9.
A coordenadora regional de Bem-Estar Social da Emater-MG, Andreia Faria Moraes, destaca a importância dos dois concursos para a região.
“Servem para divulgar e valorizar os Queijos Minas Artesanais, destacando ainda o trabalho dos produtores e de seus familiares na produção e preservação do modo de fazer dessa iguaria, que é Patrimônio Imaterial da Humanidade concedido pela Unesco”.
Microrregião Canastra
Bambuí, Delfinópolis, Medeiros, Piumhi, São João Batista do Glória, Córrego Danta, São Roque de Minas, Tapiraí e Vargem Bonita fazem parte dos municípios produtores de QMA da região da Canastra.
A iguaria produzida na microrregião apresenta características físicas e sensoriais inconfundíveis, determinadas por um conjunto de fatores relacionados ao clima, topografia e altitude. Esses atributos proporcionam um queijo de sabor levemente ácido, aparência interna homogênea, que varia de semidura a macia e cor creme-claro.
Agropecuária Dia Mundial do Queijo: atuação do IMA garante procedência, segurança e valor à iguaria mineira
Agropecuária Dia Mundial do Queijo: em Minas, agroindústrias familiares produziram 43 mil toneladas em 2025
Agropecuária Governo de Minas abre consulta pública sobre o trânsito de animais no estado
Agropecuária Exportações do agronegócio mineiro alcançam US$ 19,8 bilhões em 2025 e atingem novo recorde
Agropecuária Minas Gerais tem inscrições abertas para eventos de estímulo à inovação tecnológica no agro
Agropecuária Feiras livres geram renda para agricultores de quase 700 municípios mineiros
Agropecuária Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais reestrutura Programas Estaduais de Pesquisa
Agropecuária Circuito Frutificaminas encerra o ano com 1,5 mil participantes nos eventos da Emater
Agropecuária Minas investe em laboratório para ampliar controle da qualidade de bebidas alcoólicas Mín. 16° Máx. 23°





