A Bahia está mobilizada em torno da 5ª Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres (5ª CTPM), promovida pela Secretaria de Política para das Mulheres do Estado (SPM). Este é um processo de escuta, diálogo e construção coletiva por mais democracia, igualdade e mais conquista para todas. Nesta sexta-feira (8), as conferências tiveram mais de 700 participantes em Seabra, Riacho de Santana e Eunápolis.
A atividade reuniu mulheres em toda a sua diversidade, negras, indígenas, quilombolas, mulheres com deficiência, do campo e da cidade, das águas e das florestas, lésbicas, bissexuais, transsexuais, cisgênero, ciganas, jovens e idosas. Elas representaram os Territórios de Identidade Chapada Diamantina, Piemonte do Paraguaçu, Bacia do Paramirim, Velho Chico, Bacia do Rio Corrente e Costa do Descobrimento.
A secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore, esteve em Riacho de Santana. “A Bahia está vivendo um momento muito rico, de engajamento e profundo compromisso das mulheres com as suas lutas históricas. Os poderes públicos e os movimentos sociais também se unem nesse processo de construção coletiva e participação social. Estamos fazendo um verdadeiro diagnóstico das reais necessidades das mulheres na Bahia, para avançarmos ainda mais na implementação de políticas públicas e na garantia de direitos”, afirmou.
Também em Riacho de Santana, Guiomar Cavalcante, representante da Bacia do Rio Corrente e coordenadora do Movimento de Mulheres Camponesas da Bahia, falou sobre o alcance das conferências. “Esse momento é muito importante porque conseguimos reunir três territórios para a macroconferência dentro do nosso congresso. Estamos em pleno Agosto Lilás, e essa partilha reforça a nossa luta e mobilização”.
Em Seabra, Sandy Rosane, coordenadora territorial da Chapada Diamantina e da Executiva da CET Movimentos, acredita que a CTPM é um espaço privilegiado de encaminhamentos. “Esta conferência é uma grande realização, significa parte das nossas lutas diárias por mais direitos e melhores condições de vida das mulheres nos nossos territórios. A gente sai daqui com as expectativas em alta para a conferência estadual e que a gente consiga, com essa escuta, que o governo federal e o governo estadual proporcionem ainda mais coisas boas daqui pra frente”, afirmou.
Ediclaudia Souza, conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Eunápolis, também fez uma avaliação da CTPM. “Essa conferência é um sonho, porque a última que nós tivemos aqui em Eunápolis foi em 2008. Hoje em dia as mulheres estão sofrendo muita violência. Eu já fui vítima de todos os tipos de violência e hoje eu não aceito permanecer nesse espaço de violência que eu já sofri e estou aqui na luta representando essas mulheres que sofrem caladas. A conferência é o meio, é a porta aberta pra essas mulheres se libertarem desse casulo que elas convivem”, comentou.
Nesta semana, também foram realizadas conferências territoriais em Barreiras e Teixeira de Freitas. Na semana que vez, serão realizadas conferências em diversos territórios, a começar, na segunda-feira (11), por Salvador (TI Metropolitano). Na terça-feira (12), às CTPM serão em Paulo Afonso (TI Itaparica); Jacobina (TI Piemonte da Diamantina); Brumado ( TI Sertão Produtivo); e em Valença (TI Baixo Sul ). Na quarta-feira (13), acontecerão as conferências em Juazeiro (TI Sertão do São Francisco e Piemonte Norte do Itapicurú); Valente (TI Sisal); Cícero Dantas (TI Semiárido II); e em Vitória da Conquista (TI Sudoeste Baiano e TI Médio Sudoeste). Na quinta-feira (14), serão em Alagoinhas (TI Litoral Norte e Agreste Baiano); Feira de Santana (TI Portal do Sertão); e em Ipirá (TI Bacia do Jacuípe). Já na sexta-feira (15), as CTPM serão em Itabuna (TI Litoral Sul); Amargosa (TI Vale do Jequiriça); Irecê (TI Irecê); e em Governador Mangabeira (TI Recôncavo).
Esta é mais uma etapa preparatória para a 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que ocorrerá de 27 a 29 de agosto de 2025, em Salvador. A CTPM acontece em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher e a Coordenação dos Territórios de Identidade da Bahia.
Acesse as informações sobre as conferências no site: www.ba.gov.br/mulheres e nas redes sociais @spmba.
Fonte: Ascom/SPM
Mín. 9° Máx. 14°