As palavras inspiram, o exemplo arrasta.A verdade dessa frase foi comprovada numa comovente história compartilhada nesta sexta-feira, 8 de agosto, durante a cerimônia de premiação dos vencedores do concurso cultural Minha Arte no Trânsito, realizada no auditório do Parque Tecnológico.
O jovem Ghabriel Augusto Marim Claro, de 17 anos, aluno do 3º ano de Ensino Médio do Colégio Lamarck, conquistou o 1º lugar da competição que reconheceu as melhores redações a partir do tema: “Desacelere. Seu bem maior é a vida!”.
O que ninguém poderia imaginar é que o mesmo feito foi alcançado pelo avô do estudante, que há exatos 45 anos, à época também com 17 anos e aluno do chamado colegial, levou pra casa o diploma por ter escrito a melhor redação sobre segurança no trânsito em concurso realizado pela Prefeitura.
“Fiquei muito feliz com por essa grata surpresa, pois o maior prêmio que a gente leva é saber que os bons valores passados e praticados são replicados por nossos filhos e netos”, celebrou Benedito Claro da Silva, hoje aos 62 anos.
Além do troféu, Ghabriel também garantiu um notebook. “Mais do que falar, a gente precisa fazer. Por isso, minha redação alertou sobre observações de imprudência ao volante que vejo nos trajetos entre casa e escola”, contou.
Destaques em todos os níveis
Junto com o jovem, outros 14 alunos de escolas das redes pública e privada tiveram seus trabalhos reconhecidos, em cinco diferentes categorias.
A Categoria A avaliou desenhos do 1º ano do Ensino Fundamental e premiou, em terceiro lugar, Pedro Arthur Souza da Silva (E.M. Oscar Arantes Pires); em segundo lugar, Luisa Buchalla Cury Pinheiro (Start Anglo); e em primeiro lugar, Thalita Vieira Dias Cardoso (E.M. Prof. Daud Jorge Simão).
Na Categoria B, que avaliou desenhos do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, premiou, em terceiro, lugar Yasmin Gomes Campos (E.M. Prof. Riscieri Berto); em segundo lugar, João Antonio Lofego Batista (E.M. Prof. Oldemar Stobbe); e em primeiro lugar, Rafael Galbiatti Calvo (Start Anglo).
A Categoria C analisou desenhos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, cujos ganhadores foram: em terceiro lugar, Helena Lopes de Brito (Start Anglo); em segundo lugar, Gustavo Mariano da Silva (E.M. Adherbal Abrão dos Santos); e em primeiro lugar, Talita Damasceno Trindade (E.M. Prof. Riscieri Berto).
A Categoria D dedicou-se a redações alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com primeiro lugar para Yasmim da Costa Lima (E.M. Roberto Jorge); segundo lugar para Isabela Ricci Carvalho (Colégio CERP) e primeiro lugar para Pedro Pelegrin Teixeira (Colégio CERP).
Na Categoria E, foram avaliadas redações de Ensino Médio, tendo como vencedores, em terceiro lugar, Maria Clara Teodoro de Sousa (E.E. Prof. Carlos Castilho); em segundo lugar, Mariana Barbosa Pereira (E.E. Voluntário Carmo Turano); além de Ghabriel.
Os trabalhos foram avaliados por comissão julgadora, composta por profissionais atuantes em áreas ligadas ao tema, levando em consideração critérios como criatividade e pertinência a valores de boa conduta no trânsito.
Todos os ganhadores levaram para casa troféu do concurso, kit promocional e tabletes. A exceção foi ao 1º colocado da categoria E, Ghabriel, que garantiu o notebook.
Troféu admirável
Outro ponto alto do concurso foi o novo design do troféu, projetado por Renata Magalhães, que atua na Secretaria de Trânsito. De acordo com o líder da pasta, Major Pinha, a ideia é que as crianças e adolescentes desejassem manter o ícone à vista como lembrança e decoração.
O secretário expressou o desejo de intensificar ações de educação para o trânsito, por considera-las eficientes.
“Me mostre um acidente, que te aponto uma infração que o antecedeu: é um lema que costumo repetir. Por isso a prevenção e a boa conduta são fundamentais quando pensamos em fazermos um trânsito mais seguro para todos. E isso a gente constrói com maior sucesso a partir de crianças e adolescentes”, disse o anfitrião do concurso.
Professores e educadores presentes na cerimônia foram ovacionados pelo desenvolvimento de projetos com foco na formação cidadã e responsabilidades no trânsito, que alcançam estudantes e suas famílias.
Nesta edição, cujo tema foi “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, o Minha Arte no Trânsito recebeu 307 trabalhos de 41 escolas públicas e privadas da cidade. O objetivo foi envolver crianças e adolescentes na construção de uma cultura de paz e responsabilidade no trânsito, por meio da arte e da criatividade.
O concurso é uma realização da Prefeitura por meio da Secretaria de Trânsito, com apoio da Secretaria de Educação, Comunicação Social, Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Diretoria Regional de Ensino e da empresa Triunfo Transbrasiliana.
Fotos:Ivan Feitosa/ Pref. Rio Preto
Mín. 9° Máx. 14°