Neste 9 de agosto, Dia Internacional dos Povos Indígenas, a Secretaria de Estado dos Povos Indígenas (Sepi) promoveu um momento especial de convivência e lazer para crianças indígenas da Região Metropolitana de Belém, no Parque da Cidade, espaço que receberá programação da COP30 (conferência mundial sobre mudanças climáticas).
A ação foi realizada em parceria com o Distrito Sanitário Indígena/Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai) de Icoaraci, que oferece tratamento médico a integrantes de etnias que residem na capital ou que estão em deslocamento pela Região Metropolitana. O encontro proporcionou um dia de diversão, integração e fortalecimento cultural para as famílias que vivem temporariamente fora de seus territórios.
Crianças acompanhadas de suas mães e pais aproveitaram o parque aquático e os espaços de recreação, reafirmando, segundo a titular da Sepi, Puyr Tembé, a importância de ocupar e valorizar esses locais. “Ao celebrar o Dia Internacional dos Povos Indígenas reafirmamos que nossa presença ancestral está viva em Belém — inclusive nos espaços urbanos. Aqui, neste Parque, compartilhamos cultura, fortalecemos nossa identidade e garantimos que nossas crianças cresçam conectadas com suas raízes. Esse também é nosso lugar”, ressaltou.
Ao expressar sua gratidão pelo momento, Rute Kayapó disse que foi "muito bom para as crianças estarem aqui. Elas brincam, veem natureza, aprendem e ficam felizes. Obrigada ao governo e à Sepi por esse dia”.
Vínculos fortalecidos- Além do momento de lazer no parque aquático, a programação contou com rodas de conversa e dinâmicas voltadas a promover interação social entre as famílias indígenas, fortalecendo vínculos comunitários e incentivando a troca de experiências. As atividades possibilitaram um espaço de diálogo acolhedor, no qual adultos e crianças compartilharam saberes, histórias e vivências, reforçando o sentimento de pertencimento e união entre os participantes.
O Dia Internacional dos Povos Indígenas, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para reconhecer e valorizar a diversidade cultural e os direitos dos povos originários, reforça o compromisso do Pará em garantir que essas vozes sejam ouvidas e respeitadas. Com programações especiais, como a realizada no Parque da Cidade, o Estado reafirma a promoção não apenas de políticas públicas, mas também propicia momentos que fortalecem a identidade, a integração e o bem-estar das comunidades indígenas.
Mín. 9° Máx. 14°