O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, recebeu nos dias 13 e 14 deste mês, membros do projeto “Saúde em Nossas Mãos”, integrante do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), que fortalece as boas práticas de prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde, com foco na prevenção de infecção da corrente sanguínea associada ao uso de cateter venoso central, infecção urinária associada a cateter vesical e pneumonia associada à ventilação mecânica.
Resultados – Segundo o enfermeiro responsável pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Regional do Marajó, Higor Tostes, a equipe, composta por profissionais do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo, avaliou o andamento do projeto implantado na UTI Adulto do HRPM e apresentou os resultados obtidos no primeiro ano, com destaque para a redução dos casos de infecção da corrente sanguínea no primeiro semestre de 2025. Também foram definidos os próximos objetivos e metas para o segundo semestre de 2025 e para 2026.
“Em 2024, a densidade de infecção da corrente sanguínea registrada na UTI Adulto era de 2,2 casos para cada mil pacientes. Em 2025, esse índice caiu para zero, o que significa que, no período avaliado, não houve registro desse tipo de infecção entre os pacientes”, explicou o profissional.
Expansão - Durante a visita, também foi apresentada a expansão do projeto, ainda em fase inicial, para o Centro Cirúrgico, com foco no controle e na redução das infecções em cirurgias limpas.
Aprovação - Para Raimundo de Oliveira, 58 anos, que acompanha o pai durante a internação, a experiência no hospital tem sido extremamente positiva. “O atendimento dos profissionais é ótimo. Sinto-me totalmente seguro, pois eles transmitem confiança e demonstram grande competência. Este hospital é uma verdadeira bênção para a população”, afirmou o agricultor.
Serviço: O Hospital Regional Público do Marajó é uma unidade da rede de saúde pública do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
A unidade presta assistência de média e alta complexidade para aproximadamente 300 mil habitantes dos municípios vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (CRS) – Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. O HRPM está localizado na Avenida Rio Branco, nº 1.266, Bairro Centro. Mais informações: (91) 3783-2140/3783-2127.
Texto: Pedro Amorim
Mín. 15° Máx. 25°