Terça, 20 de Janeiro de 2026
17°

Tempo nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Saúde Sergipe

Governo do Estado realiza obra no Hospital Regional de Propriá para modernizar estrutura e otimizar atendimentos

Intervenção vai ampliar áreas estratégicas, garantir mais acessibilidade e melhorar ainda mais as condições de trabalho dos profissionais de saúde

24/09/2025 às 15h23
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Fotos: Mário Sousa/Ascom SES
Fotos: Mário Sousa/Ascom SES

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou a reforma e adequação do Hospital Regional de Propriá (HRP), que passará por obras para modernizar sua estrutura física e aprimorar o atendimento à população do Baixo São Francisco. A intervenção contemplará melhorias que asseguram maior acessibilidade, eficiência nos fluxos assistenciais e melhores condições de trabalho para os profissionais.

A superintendente da unidade, Samara Stephany, destacou os benefícios para os pacientes. “Um dos principais avanços será a instalação do tomógrafo, que vai evitar o deslocamento dos pacientes para outras unidades, garantindo mais comodidade e agilidade no atendimento. Com a conclusão da reforma, teremos, também, o aumento dos leitos de pediatria, o que vai ampliar as internações pediátricas, além da oferta de novos serviços que antes não estavam disponíveis na região”, pontuou.

Entre as melhorias previstas, estão a adequação e ampliação da recepção, que contará com nova rota de acesso à sala de estabilização. O espaço terá sua capacidade ampliada de leitos, garantindo maior resolutividade no atendimento. Também será criada uma área de espera específica para pacientes dos consultórios médicos, exames de raio-X e ultrassom, além da construção de consultório dedicado à ortopedia, com sala de espera exclusiva para pacientes em sutura ou gesso.

Segundo a assessora técnica do HRP, Camila Barreto, o processo de obras foi dividido em três etapas, todas com o objetivo de melhorar o atendimento à população. “A primeira inclui a ampliação da pediatria, a instalação de um tomógrafo e um novo espaço para enfermagem. A segunda contempla a ampliação do pronto-socorro, melhorias na recepção e triagem, instalação da ortopedia ao lado do raio-X e novo espaço para a ouvidoria. Já a terceira etapa prevê melhorias na maternidade, com rampa de acesso ampliada e nova calçada para facilitar o deslocamento de macas”, explicou.

A obra inclui, ainda, a ampliação da área de baixa complexidade, com uma nova sala de aerosol, e a ampliação da sala de medicação, que passará a contar com mais leitos de reidratação. Outro destaque será a construção de uma área específica para instalação do tomógrafo, com salas de comando, laudos, recuperação pós-anestésica e apoio técnico, fortalecendo a capacidade diagnóstica da unidade.

Com a conclusão das obras, o Hospital Regional de Propriá contará com uma estrutura mais moderna e resolutiva, oferecendo conforto aos pacientes, eficiência no atendimento e melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde. Ainda de acordo com a assessora, durante as obras, algumas adaptações serão feitas na recepção e na entrada da maternidade, mas todo o fluxo será organizado para que não haja impacto significativo no atendimento. “O objetivo principal é proporcionar mais comodidade, acesso rápido e qualidade no atendimento aos pacientes do Baixo São Francisco”, pontuou.

O projeto conta com uma área de repouso para a equipe de enfermagem, em conformidade com a Lei nº 14.602/2023, que regulamenta o descanso dos profissionais. Além disso, será implantada a Ouvidoria do Hospital, espaço destinado a receber sugestões, elogios e reclamações, ampliando a transparência e fortalecendo a melhoria contínua dos serviços prestados.

Superintendente Samara Stephanny
Superintendente Samara Stephanny
Assessora técnica do HRP, Camila Barreto
Assessora técnica do HRP, Camila Barreto
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários