Domingo, 22 de Fevereiro de 2026
23°

Tempo nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Meio Ambiente Meio Ambiente

Governo de Minas realiza operação integrada de fiscalização em áreas de mineradoras

Ação coordenada pela Semad, com apoio da Polícia Militar, garante o cumprimento de determinação judicial no âmbito da Operação Rejeito

25/09/2025 às 12h01
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Gil Leonardi / Imprensa MG
Gil Leonardi / Imprensa MG

O Governo de Minas iniciou, na quarta-feira (24/9), operação de fiscalização em áreas de mineradoras no estado para verificar o cumprimento à decisão judicial relacionada à Operação Rejeito, da Polícia Federal, que determinou a suspensão das atividades de 19 empresas - incluindo certidões de dispensa, licenças e formalizações de processos de licenciamento.

A ação contou com a participação de equipes técnicas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-MG) , da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e com apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) , assegurando segurança e efetividade nas diligências.

Nesta etapa, as equipes atuaram na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e na Região de Ouro Preto. Fiscais e membros das forças de segurança vistoriaram as frentes de lavra, áreas de apoio e estruturas operacionais, com foco em verificar o cumprimento imediato da decisão e a integridade dos controles ambientais e de segurança para instrução processual e transparência pública.

As vistorias constataram que as empresas fiscalizadas estavam com as atividades paralisadas.

“O Estado cumpre a lei e assegura que decisões judiciais sejam observadas integralmente. Nossa prioridade é proteger o meio ambiente”, afirmou a secretária de Estado de Meio Ambiente, Marília Melo.

Segundo a Semad, a operação tem caráter itinerante e simultâneo, combinando abordagens terrestres com apoio aéreo para mapeamento das áreas de interesse e registro de evidências.

Próximos passos

As empresas com atividades suspensas devem manter as operações paralisadas enquanto perdurar a determinação judicial e até nova deliberação dos órgãos competentes. Os sistemas de controle ambiental vão permanecer operantes, de modo a evitar qualquer degradação.

Nos próximos dias, os demais empreendimentos citados na decisão serão fiscalizados pela Semad e pela Polícia Militar.

Além disso, a Semad iniciou procedimento de revisão interna para analisar demais processos relacionados às empresas investigadas no âmbito da Operação Rejeito. Nesse sentido, avalia-se a contratação de uma auditoria externa para auxiliar nas averiguações. Outros ilícitos que tenham impactado erroneamente em decisões ainda estão sendo avaliados e também poderão ser revistos.

Entre as medidas administrativas cabíveis e imediatas já adotadas estão a exoneração e o afastamento dos servidores do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) implicados na operação.

Outros procedimentos investigativos já estavam em andamento na Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) , que também solicitou à PF o compartilhamento de provas para subsidiar possíveis novas investigações internas.

O Governo de Minas não compactua com desvios de condutas de quaisquer servidores, preserva o direito ao contraditório e a ampla defesa e visa a apuração idônea dos fatos e a punição exemplar aos responsáveis.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo, SP Atualizado às 11h01 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 28°

Seg 27°C 19°C
Ter 27°C 20°C
Qua 26°C 20°C
Qui 23°C 19°C
Sex 21°C 18°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio