

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realiza, nesta quinta (25) e sexta-feira (26), a segunda etapa do programa “Passo à Frente”, em Castelo do Piauí, para atender pacientes do município e de outras sete cidades do território dos Carnaubais. Nesta fase, estão sendo feitas consultas, medições e a confecção de moldes para órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPMs).
Uma das beneficiadas pelo programa é a lavradora Raimunda de Sousa, de 38 anos, que enfrenta dificuldades de locomoção devido a complicações da diabetes. “Eu sinto muitas dores, meus pés racham, latejam e fica muito ruim para eu trabalhar. Agora que vim tirar as medidas para receber um calçado adaptado, vai me ajudar demais, porque eu não tinha condições de comprar”, contou a moradora de Castelo do Piauí.

Os atendimentos contemplam moradores de Castelo do Piauí, Assunção do Piauí, Buriti dos Montes, Juazeiro do Piauí, Novo Santo Antônio, São João da Serra, São Miguel do Tapuio e Sigefredo Pacheco.
Outra beneficiada com o programa é a aposentada Maria do Amparo, de 82 anos, que realizou as medições para receber um andador e uma cadeira de rodas. Ela mora em Buriti dos Montes com a filha, Marilene Sabino, de 59 anos, responsável por seus cuidados. “Vai me ajudar demais, porque todas as atividades dela no dia a dia ficam comigo, e é muito difícil. Eu não tinha como comprar uma cadeira e um andador, e esse programa vai me ajudar demais”, relatou Marilene.

O programa “Passo à Frente” é uma iniciativa do Sistema Único de Saúde (SUS), executada no Piauí pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com a Associação Reabilitar. “Na próxima etapa, daqui a aproximadamente 90 dias, faremos a entrega das órteses, próteses e meios de locomoção, como cadeiras de rodas, bengalas e andadores, além de ajustes, adaptações e pequenos consertos em equipamentos já em uso”, destacou a coordenadora de Atenção à Pessoa com Deficiência da Sesapi, Daniele Monteiro.


Saúde Minas Gerais reforça ações de prevenção contra a febre amarela
Piauí Piauí terá primeiras Unidades Básicas de Saúde em aldeias indígenas a partir de 2026
Saúde Mobilização para produzir vacina contra covid deixou legado para o SUS
Mato Grosso do Sul Métodos contraceptivos: saiba como acessar DIU e implante subdérmico pelo SUS em MS
Mato Grosso do Sul MS se antecipa, alinha estratégias com municípios e reforça controle do Aedes aegypti para 2026
Saúde Ministério aperfeiçoa monitoramento de saúde de crianças indígenas
São Sebastião - SP PATA Móvel encerra primeira parada de 2026 com alerta para absenteísmo em castrações
Amazonas Castramóvel da Sepet-AM realiza primeiro agendamento presencial de 2026 no bairro Cidade Nova
Saúde CEPON é destaque internacional em pesquisa clínica oncológica e amplia acesso a tratamentos inovadores pelo SUS Mín. 16° Máx. 24°





