

O Dia do Surdo, celebrado nesta sexta-feira, 26 de setembro, marca a fundação da primeira escola para surdos no Brasil e reforça a luta pela garantia de direitos e pelo reconhecimento da comunidade surda. Para celebrar a data, a Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Serviço de Educação Inclusiva (Seinc), promoveu uma ação especial voltada à integração de profissionais e estudantes da rede pública estadual.
A atividade reuniu intérpretes, professores, estudantes e a comunidade surda em um dia de lazer, com gincanas e brincadeiras, celebrando a valorização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e fortalecendo os vínculos entre os participantes.
Participaram do encontro tradutores e intérpretes de Libras que atuam em turmas do Ensino Fundamental e Médio, professores surdos que ensinam a língua para pessoas ouvintes, docentes de Libras e profissionais do Centro de Apoio ao Surdo. O objetivo foi promover a difusão da Libras dentro das escolas e estimular sua valorização na sociedade em geral.
De acordo com Lilian Alves, coordenadora do Seinc, a iniciativa foi pensada como um momento de integração. “Esse é um momento de descontração, que pensamos como uma oportunidade de encontro entre todos os profissionais envolvidos nesse trabalho tão importante, que é o atendimento direto ao estudante surdo”, destacou.
O professor de Libras do Centro de Apoio ao Surdo, Rafael Leite, ressaltou a importância da troca proporcionada pelo evento. “Sou professor de Libras L2, voltada para estudantes ouvintes. Meu objetivo é estimular a comunidade ouvinte a ter uma melhor comunicação com os surdos. Este momento é um diferencial porque marca uma data importante. Todos nós pudemos nos divertir bastante, dar gargalhadas e interagir muito”, afirmou.
Para a tradutora e intérprete de Libras Débora Diniz, a ação foi um marco de representatividade: “É um dia de extrema importância. Ter esse momento de interação, confraternização, brincadeiras e, em especial, de conhecimento e troca de experiências, é motivo de muita alegria para todos nós. É uma oportunidade de mostrar à sociedade que a comunidade surda está presente, além de reforçar a conscientização sobre o Dia de Luta pelos Direitos da Pessoa Surda”.





Saúde Minas Gerais reforça ações de prevenção contra a febre amarela
Piauí Piauí terá primeiras Unidades Básicas de Saúde em aldeias indígenas a partir de 2026
Saúde Mobilização para produzir vacina contra covid deixou legado para o SUS
Mato Grosso do Sul Métodos contraceptivos: saiba como acessar DIU e implante subdérmico pelo SUS em MS
Mato Grosso do Sul MS se antecipa, alinha estratégias com municípios e reforça controle do Aedes aegypti para 2026
Saúde Ministério aperfeiçoa monitoramento de saúde de crianças indígenas
São Sebastião - SP PATA Móvel encerra primeira parada de 2026 com alerta para absenteísmo em castrações
Amazonas Castramóvel da Sepet-AM realiza primeiro agendamento presencial de 2026 no bairro Cidade Nova
Saúde CEPON é destaque internacional em pesquisa clínica oncológica e amplia acesso a tratamentos inovadores pelo SUS Mín. 16° Máx. 24°





