

O Piauí será um dos poucos estados brasileiros a apresentar um painel oficial na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorre em Belém (PA), de 10 a 21 de novembro. A proposta, submetida pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), foi aprovada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e integra a programação dos Pavilhões Brasil, espaço de diálogo entre a comunidade brasileira e internacional sobre a agenda climática.
Foram recebidas 1.270 propostas de todo o país, das quais apenas 140 foram selecionadas. Entre os governos estaduais do Nordeste, somente o Piauí e o Ceará conseguiram aprovação de painéis.
Segundo o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Feliphe Araújo, o resultado consolida o trabalho que vem sendo realizado pelo estado para alinhar desenvolvimento e sustentabilidade. “Estar entre os dois estados do Nordeste com painel aprovado mostra que o Piauí está na vanguarda da agenda climática. Temos construído uma política ambiental robusta, que vai desde a transição energética até o fortalecimento de mecanismos internacionais de combate às mudanças do clima. A COP30 será uma oportunidade de apresentar ao mundo o que já fazemos e, principalmente, de captar parcerias para avançarmos ainda mais”, destacou.
Os debates ocorrerão tanto na Zona Azul, voltada para cooperação internacional e metas do Acordo de Paris, quanto na Zona Verde, destinada a ações nacionais e participação da sociedade civil.

O gerente de Mudanças Climáticas da Semarh, Daniel Marçal, que coordenou a proposta, explica que o painel aprovado terá como foco os potenciais e as estratégias do Piauí na luta contra a crise climática.
“Apresentaremos as ações do estado para a transição energética, o avanço na elaboração do Plano Estadual de Ação Climática, que está em fase de conclusão, e também o programa REDD+ jurisdicional, que já começa a ser implementado. Esse programa prevê a geração de créditos a partir da redução do desmatamento e de emissões de poluentes, possibilitando a captação de recursos internacionais para o Piauí”, afirmou.
Entre os temas a serem discutidos estão ainda a conformidade climática do estado, a implementação das metas brasileiras definidas no Acordo de Paris e o papel do Piauí como referência no setor de energias renováveis.
A presença da Semarh na COP30 reforça o protagonismo do estado no debate global sobre mudanças climáticas, ao mesmo tempo em que abre portas para novas cooperações e investimentos internacionais voltados à sustentabilidade.
Piauí Prefeituras piauienses têm até 30 de abril para enviar declaração sobre gestão de resíduos sólidos e assegurar recursos federais
Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado Mín. 20° Máx. 28°





