

Estão abertas as inscrições para o Seminário Estadual de Enfrentamento da Sífilis, que ocorre no dia 17 de outubro, de 8h às 17h. Promovido pela Secretaria da Saúde do Estado Ceará (Sesa), por meio da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (Covep), o evento será realizado na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE).
O seminário integra as ações do Outubro Verde, mês de conscientização sobre a sífilis e a sífilis congênita. O público-alvo são profissionais da atenção primária, maternidades, vigilância epidemiológica e da rede laboratorial, além de outros trabalhadores envolvidos na temática.
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum e pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com pessoa infectada ou para a criança durante a gestação ou parto de gestantes não tratadas ou tratadas inadequadamente.
O objetivo do evento é falar sobre o cenário epidemiológico da doença e a capacitação contínua dos profissionais, como destaca a articuladora do Grupo de Trabalho de IST/HIV/aids e Hepatites Virais da Sesa, Vilani Matos. “O evento tem como foco apresentar o cenário epidemiológico da sífilis, discutir o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) nos níveis de atenção e promover debates sobre a qualidade dos dados relacionados à doença nos sistemas de informação em saúde”, explica.
Clique aqui para realizar a inscrição
Seminário Estadual de Enfrentamento da Sífilis
Data: 17 de outubro de 2025 (sexta-feira)
Horário: 8h às 17h
Local: Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP- CE)
Público-alvo: Profissionais da Atenção Primária, Maternidades, Vigilância Epidemiológica, Rede Laboratorial, entre outros profissionais envolvidos na temática.
Piauí Piauí terá primeiras Unidades Básicas de Saúde em aldeias indígenas a partir de 2026
Saúde Mobilização para produzir vacina contra covid deixou legado para o SUS
Mato Grosso do Sul Métodos contraceptivos: saiba como acessar DIU e implante subdérmico pelo SUS em MS
Mato Grosso do Sul MS se antecipa, alinha estratégias com municípios e reforça controle do Aedes aegypti para 2026
Saúde Ministério aperfeiçoa monitoramento de saúde de crianças indígenas
São Sebastião - SP PATA Móvel encerra primeira parada de 2026 com alerta para absenteísmo em castrações
Amazonas Castramóvel da Sepet-AM realiza primeiro agendamento presencial de 2026 no bairro Cidade Nova
Saúde CEPON é destaque internacional em pesquisa clínica oncológica e amplia acesso a tratamentos inovadores pelo SUS
Amazonas Plataforma digital da FVS-RCP amplia apoio técnico aos gestores municipais em Vigilância em Saúde Mín. 16° Máx. 24°





