

Arte: Ascom/Cidasc
A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) informa o calendário oficial de semeadura da soja no Estado para a safra 2025/2026, estabelecido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Portaria n.º 1.271 , de 5 de maio de 2025.
A divulgação do calendário de semeadura é feita logo após o fim do vazio sanitário da soja na Região II de Santa Catarina, terminado em 21 de setembro. Esse período, em que é proibida a manutenção de plantas vivas de soja no campo, é uma medida essencial para interromper o ciclo da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi), uma das doenças mais severas e prejudiciais à cultura.
O calendário de semeadura estabelece o intervalo permitido para o plantio da soja em cada região de Santa Catarina. O objetivo é reduzir a pressão de inóculo da ferrugem asiática e racionalizar o uso de fungicidas, retardando a resistência do fungo aos produtos disponíveis.
Para a safra 2025/2026, Santa Catarina foi dividida em duas regiões – anteriormente eram quatro. Além disso, todos os municípios catarinenses passam a ter 120 dias para realizar a semeadura, ampliando em 20 dias a janela de plantio para parte do Estado.

Imagem: Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal (Dedev)/Cidasc.
Região I
Municípios: Clique aqui para consultar a lista
Vazio sanitário: 04/07/2025 a 12/10/2025
Período de semeadura: 13/10/2025 a 10/02/2026
Região II
Municípios: Clique aqui para consultar a lista
Vazio sanitário: 13/06/2025 a 21/09/2025
Período de semeadura: 22/09/2025 a 22/01/2026
O engenheiro agrônomo Alexandre Mees, gestor do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal (Dedev) da Cidasc, destaca que a medida traz ganhos para produtores e para o sistema de defesa sanitária vegetal. “A cada safra a Cidasc levanta informações com o setor produtivo e propõe ao Mapa as datas para vazio sanitário e calendário de semeadura. Eles avaliam as indicações, fazem a análise técnica e buscam os ajustes com as propostas dos estados vizinhos. Nesta safra foi possível a divisão em apenas duas regiões e a ampliação da janela de semeadura para 120 dias em todo o Estado. Antes, parte de Santa Catarina tinha apenas 100 dias para o plantio. Agora, todos têm mais tempo para organizar suas atividades, sem abrir mão da segurança fitossanitária necessária para proteger a soja catarinense”, explica Mees.
A imagem a seguir ilustra os períodos de vazio sanitário da soja e períodos de semeadura em relação aos estados do Paraná e Rio Grande do Sul:

Para mais informações, acesse o site oficial da Cidasc: www.cidasc.sc.gov.br
Mais informações:
Jornalista Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação
Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc)
(48) 3665 7037
e-mail: ascom@cidasc.sc.gov.br
Agricultura Pesquisa da Epagri aposta em bioinsumos e agricultura digital para os desafios no campo
Piauí Agricultores familiares comemoram vendas no retorno do projeto Quitanda
Agricultura e ... Renda Agricultor Familiar: projeto do Estado realiza sonho de produtores de Janiópolis
Agricultura Agricultura familiar: Governo do Estado e Epagri investem R$ 20,5 milhões no ensino agrotécnico para incentivar a permanência de jovens no campo
Tocantins Governo do Tocantins celebra 4ª posição no ranking de contratos do Programa Nacional de Crédito Fundiário
Piauí Quitanda da Agricultura Familiar retorna neste domingo (25) com a comercialização de produtos do campo
Agricultura e ... Nova portaria da Adapar facilita a emissão da Certidão de Estabelecimento Rural
Agricultura e ... Maior produtor do Brasil, Paraná já colheu 72% da "safra das águas" do feijão
Agricultura Governador sanciona lei que protege produtores catarinenses e proíbe reconstituição de leite em pó importado em SC Mín. 19° Máx. 29°





