

Pacientes do HGWA recebem a visita dos pets terapêuticos em ação que promove bem-estar e humanização no cuidado hospitalar
O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA)recebeu, nessa terça-feira (7), a visita especial do projetoSexteto de Quatro Patas. As cachorrinhas Tuty, Chloe e Malu encantaram e alegraram as crianças internadas na ala pediátrica, levando afeto e descontração em meio à rotina hospitalar. A ação faz parte da programação especial da Semana da Criança promovida pela unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

A responsável pelo projeto social, Luciana Athayse, destaca o impacto positivo das visitas. O projeto já é recebido em ações pontuais como Páscoa, Natal e Dia das Crianças. O trabalho já chegou em diversas unidades hospitalares.
“O retorno é extremamente gratificante. Já conhecemos o Waldemar Alcântara e estamos sempre aqui em datas comemorativas. O projeto agrega muito à saúde dos pacientes, trazendo alegria, satisfação e interação entre todos. Tenho vários relatos de melhora no quadro de saúde após as visitas. Os animais não alegram apenas as crianças, mas também os trabalhadores, que se distraem e mudam o astral do dia”, afirma.
Entre os familiares presentes, o sentimento foi de emoção e gratidão. Jéssica Pereira, mãe de Kairo Barbosa, de oito anos, elogiou a iniciativa. “As crianças se distraem, saem um pouco do ambiente do hospital. É algo muito importante”, disse.

Tuty, Chloe e Malu passeiam pelos corredores do HGWA; a presença dos cães terapeutas auxilia na redução da ansiedade e melhora o ambiente hospitalar para pacientes e equipes de saúde
A emoção também foi compartilhada por Maria Vitória, mãe da pequena Ana Vitória Lima, de dois anos, que está internada há sete meses. “É uma diversão para as crianças que estão há tanto tempo aqui. Eu achei tudo muito lindo e importante. Foi maravilhoso ver o sorriso da minha filha”, contou.
Para a psicóloga do HGWA, Renata Viana, atividades como essa têm grande importância no processo de recuperação das crianças.

“Esse é um momento muito especial. Durante o adoecimento, elas ficam longe da família, dos amigos e da escola, locais onde normalmente vivenciam essa época de celebração. Trazer o lúdico para dentro do hospital faz com que percebam que continuam fazendo parte desse universo infantil. Isso reflete no tratamento: elas se engajam mais, e até o índice de rejeição às medicações diminui”, explica.
Renata reforça ainda o poder terapêutico da interação com os animais. “O cachorro tem essa capacidade de despertar alegria e aliviar a tristeza. É um ser inocente, que transmite carinho genuíno. Esse projeto é formado por cães adestrados, carinhosos e acostumados com crianças — o que torna o momento ainda mais especial”, completa.
As atividades em comemoração ao Dia das Crianças seguem até sexta-feira (10) no HGWA. Estão previstas visitas dos mascotes dos times de futebol, apresentações musicais, entrega de presentes e brincadeiras lúdicas, garantindo mais momentos de alegria e acolhimento para os pequenos pacientes.
Piauí Piauí terá primeiras Unidades Básicas de Saúde em aldeias indígenas a partir de 2026
Saúde Mobilização para produzir vacina contra covid deixou legado para o SUS
Mato Grosso do Sul Métodos contraceptivos: saiba como acessar DIU e implante subdérmico pelo SUS em MS
Mato Grosso do Sul MS se antecipa, alinha estratégias com municípios e reforça controle do Aedes aegypti para 2026
Saúde Ministério aperfeiçoa monitoramento de saúde de crianças indígenas
São Sebastião - SP PATA Móvel encerra primeira parada de 2026 com alerta para absenteísmo em castrações
Amazonas Castramóvel da Sepet-AM realiza primeiro agendamento presencial de 2026 no bairro Cidade Nova
Saúde CEPON é destaque internacional em pesquisa clínica oncológica e amplia acesso a tratamentos inovadores pelo SUS
Amazonas Plataforma digital da FVS-RCP amplia apoio técnico aos gestores municipais em Vigilância em Saúde Mín. 16° Máx. 24°





