Terça, 20 de Janeiro de 2026
17°

Tempo nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Saúde Sergipe

Projeto Tempo de Criança oferece aprendizados sobre educação financeira

Através do Teatro de Bonecos do grupo Mamulengo de Cheiroso, iniciativa do Grupo Banese aborda a importância de uma relação saudável com o dinheiro...

08/10/2025 às 20h33
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Iniciativa ensina ao público infantil, de forma lúdica e descomplicada, a melhor maneira de utilizar o dinheiro / Foto: Ascom/Banese
Iniciativa ensina ao público infantil, de forma lúdica e descomplicada, a melhor maneira de utilizar o dinheiro / Foto: Ascom/Banese

No Museu da Gente Sergipana, o Tempo de Criança é dedicado a brincar e a aprender. Criada pelo Instituto Banese para comemorar o Mês das Crianças com atividades lúdicas e educativas, a programação seguiu na tarde da última terça-feira, 7, com a apresentação do espetáculo de Teatro de Bonecos ‘A Cobra Grande’, do Grupo Mamulengo de Cheiroso, que trouxe a temática da educação financeira na infância.

A iniciativa do Programa Cidadania Financeira do Banese teve o objetivo de ensinar o público infantil, de forma lúdica e descomplicada, a melhor maneira de utilizar o dinheiro, além de estimular a consciência e responsabilidade em relação ao consumo para alcançar benefícios no futuro.

Por meio da arte ancestral de dar vida a bonecos e objetos, a peça instruiu como economizar e planejar, além de celebrar a cultura popular nordestina, especialmente a sergipana, por meio da música, dos falares, da dança e dos personagens Cheiroso, Mangabeira e Cobra Grande.

A diretora de Programas e Projetos do Instituto Banese, Fernanda Oliveira, explica que “O projeto é realizado todos os anos, priorizando a temática da cultura sergipana, mas sempre em busca de novidades que proporcionem aprendizados para os pequenos sem deixar de mostrar a eles o quanto a nossa cultura é importante”.

“O Grupo Mamulengo de Cheiroso apresentou um espetáculo muito representativo para a cultura popular sergipana e, dessa vez, unindo-o ao tema da educação financeira. Tudo com muita leveza, como tem que ser para o público infantil. Foi uma tarde muito produtiva, divertida e aprendizagem”, destaca.

Para o superintendente de Planejamento Estratégico do Banese, Daniel Barreto, a incorporação da temática na programação do Museu dá visibilidade a um assunto ainda pouco trabalhado com as crianças. “Essa abordagem é muito relevante para que as pessoas saibam cuidar do seu próprio dinheiro. E possibilitar que essas pessoas comecem a pensar nisso desde crianças e cresçam com bons hábitos, sabendo o que é poupar dinheiro, realizar sonhos e se planejar para o futuro, é melhor ainda. Acredito que plantamos uma sementinha importante”, afirma.

O diretor e ator Augusto Barreto, que interpreta o personagem Cheiroso, salienta que o fato de o teatro de bonecos ter o improviso como uma característica marcante possibilita trabalhar diversos assuntos. “Fomos instruídos pela equipe do Banese e cada personagem fez a sua parte sem descaracterizar a essência da peça A Cobra Grande. Ainda fomos ajudados pelas crianças que interagem muito bem na hora do espetáculo”, afirma.

A pequena Natália Castro, 7 anos, relata que nunca mais vai esquecer de guardar dinheiro. “Agora, não vou gastar todo o meu dinheiro de uma vez. Vou guardar para comprar coisas que eu gosto. Foi muito bom assistir o palhaço falando dessas coisas. A minha mãe também já tinha ensinado isso”, conta o que aprendeu.

Próximas atividades

A programação do Tempo de Criança segue nesta quarta-feira, 8, com a Jornada Literária Infantojuvenil. Até a sexta-feira, 10, às 10h e às 13h, autores sergipanos apresentarão seus livros em bate-papos com o público infantil. A programação também incluirá ações educativas, sessão de autógrafos, sorteios e venda de livros.

No Dia das Crianças, no próximo domingo, 12, acontecerá o projeto Arrudiarzinho, com o tema ‘Navegar é preciso: Aventuras na Tototó e o encanto do Rio Sergipe’.  Nessa aventura enriquecedora que mergulha nas águas do Rio Sergipe para entender mais sobre a cultura e os ecossistemas sergipanos, os pequenos estarão conduzidos pelo historiador Osvaldo Neto e pelo guia de turismo Thárcio Vieira. Será um momento de descobertas e conscientização sobre a importância de preservar o meio ambiente.

As inscrições para o projeto Arrudiarzinho já estão esgotadas, mas para participar da Jornada Literária não é necessário realizar inscrição prévia. Os detalhes da programação estão disponíveis nos perfis da plataforma Instagram do Instituto Banese (@institutobanese) e do Museu da Gente Sergipana (@museudagentesergipana_oficial).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários