

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), e do Articulafito, projeto da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), realiza oficinas sobre produtos naturais e plantas medicinais, aromáticas, condimentares e alimentícias do Cerrado tocantinense. O evento, dividido em duas etapas, prática e teórica, ocorre nos dias 13 e 14 de outubro, no auditório da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Palmas.
Na programação da oficina, voltada para mulheres agroextrativistas e agricultores familiares, serão abordados diversos temas, incluindo capacitação, licenciamento sanitário, legalização de empreendimentos e marketing sustentável de produtos agroextrativistas do Cerrado tocantinense. O encontro será um momento de diálogo e articulação entre mulheres que trabalham com produtos como buriti, pequi, mangaba, jatobá, óleo de macaúba, sementes de sucupira, açafrão, babosa e outros itens da sociobiodiversidade, juntamente com parceiros e apoiadores locais, visando promover o desenvolvimento social, econômico e ambiental nas comunidades rurais.
Segundo informações da engenheira agrônoma da Seagro e uma das organizadoras, Francisca Marta Barbosa, a oficina é resultado de ações anteriores realizadas entre as entidades envolvidas e as mulheres agroextrativistas da APA Cantão, Jalapão e outras comunidades rurais. “Este é um momento em que estamos realizando oficinas com temas centrais como regularização, licenciamento sanitário e marketing sustentável, visando orientar as agroextrativistas sobre quais produtos podem trabalhar em suas regiões e, consequentemente, gerar renda”, destaca a engenheira agrônoma.
Programação
Na segunda-feira, 13, serão realizadas palestras organizadas por módulos com os seguintes temas: empreendedorismo, associativismo e cooperativismo; licenciamento sanitário e boas práticas de fabricação; higienização e manipulação de alimentos e bioprodutos; rastreabilidade e controle de contaminações, entre outros.
Na terça-feira, 14, pela manhã, ocorre o quarto módulo, com foco em marketing e comunicação sustentável, identidade de produtos, rotulagem e embalagem, entre outras atividades. Na parte da tarde, a partir das 14 horas, as participantes realizarão uma visita técnica à Associação dos Produtores Agrofamiliares da Vila Agrotins, em Palmas, para conhecer as boas práticas de produção realizadas na Casa de Farinha.
Parceiros
São parceiros da iniciativa a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), a Universidade Federal do Tocantins (UFT), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Brasil Digital, a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a Superintendência da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA/SAF-TO).
Agricultura Pesquisa da Epagri aposta em bioinsumos e agricultura digital para os desafios no campo
Piauí Agricultores familiares comemoram vendas no retorno do projeto Quitanda
Agricultura e ... Renda Agricultor Familiar: projeto do Estado realiza sonho de produtores de Janiópolis
Agricultura Agricultura familiar: Governo do Estado e Epagri investem R$ 20,5 milhões no ensino agrotécnico para incentivar a permanência de jovens no campo
Tocantins Governo do Tocantins celebra 4ª posição no ranking de contratos do Programa Nacional de Crédito Fundiário
Piauí Quitanda da Agricultura Familiar retorna neste domingo (25) com a comercialização de produtos do campo
Agricultura e ... Nova portaria da Adapar facilita a emissão da Certidão de Estabelecimento Rural
Agricultura e ... Maior produtor do Brasil, Paraná já colheu 72% da "safra das águas" do feijão
Agricultura Governador sanciona lei que protege produtores catarinenses e proíbe reconstituição de leite em pó importado em SC Mín. 19° Máx. 29°





