

O talento e a tradição se transformam em arte pelas mãos da artesã Fátima Santos, que há três anos trabalha com o artesanato em palha de carnaúba. Ela integra a Associação das Mulheres Artesãs Carnaubeiras do Estado do Piauí (Amacep), que estará presente na II Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária. O evento, realizado pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), acontecerá de 23 a 25 de outubro, no Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina.

A associação é formada por mulheres de Campo Maior, Piripiri, Altos e Capitão de Campos. O trabalho com a palha de carnaúba é um processo minucioso, que exige dedicação e técnica. Fátima explica que tudo começa na extração da palha no carnaubal.
“É um processo bem demorado, porque o palheiro vai ao carnaubal, extrai a palha, depois vem o processo de secagem, a raspagem para retirada do pó e, só então, fazemos a trança e a costura das peças”, detalhou.

Com o tempo, o artesanato se tornou sua principal fonte de renda. Apaixonada pelo trabalho com a palha de carnaúba, Fátima atua na atividade desde 2022, produzindo tranças, bolsas, cestos e objetos decorativos. É dessa produção artesanal que ela garante o sustento de sua casa e de seus dois filhos.
Na II Feira da Agricultura Familiar, Fátima e outras mulheres do grupo vão expor e comercializar bolsas, cestos e outros itens feitos à mão. As expectativas são as melhores possíveis. “Ano passado tivemos um ótimo resultado e esperamos que este ano seja ainda melhor. É uma excelente oportunidade de mostrar o nosso artesanato dentro do nosso estado e divulgar ainda mais o nosso trabalho”, afirmou.

Além da palha de carnaúba, a feira contará com outros tipos de artesanato, como peças em argila, materiais reutilizáveis, biojoias, bordados de renda, entre outros.
II Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária
O evento será realizado de 23 a 25 de outubro, no Espaço Rosa dos Ventos, na UFPI, em Teresina, com o tema “Agricultura Familiar é Futuro Sustentável”. A programação inclui debates, oficinas e palestras sobre mudanças climáticas e resiliência dos agricultores, além da participação de cerca de 200 agricultores familiares de todos os territórios do Piauí. O evento terá um espaço da Quitanda com a comercialização de frutas e hortaliças . A feira também contará com atrações artísticas e culturais.
A secretária da Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares, destaca que, além da comercialização de produtos e artesanato, o evento trará uma programação voltada para os desafios e as transformações vividas no campo.
“Teremos uma programação ampla de debates e oficinas, que vão tratar justamente das mudanças climáticas e da resiliência dos agricultores familiares diante dessa nova realidade, em que o clima passa por grandes transformações e interfere diretamente na produção”, ressaltou.

A II Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária do Piauí é uma promoção do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), do Consórcio Nordeste e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). O evento é realizado pelo projeto Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).
A feira conta ainda com o apoio da Fundação de Apoio ao Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Funcern), dos Institutos Federais do Rio Grande do Norte (IFRN) e do Piauí (IFPI), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Leia também:
Agricultura Pesquisa da Epagri aposta em bioinsumos e agricultura digital para os desafios no campo
Piauí Agricultores familiares comemoram vendas no retorno do projeto Quitanda
Agricultura e ... Renda Agricultor Familiar: projeto do Estado realiza sonho de produtores de Janiópolis
Agricultura Agricultura familiar: Governo do Estado e Epagri investem R$ 20,5 milhões no ensino agrotécnico para incentivar a permanência de jovens no campo
Tocantins Governo do Tocantins celebra 4ª posição no ranking de contratos do Programa Nacional de Crédito Fundiário
Piauí Quitanda da Agricultura Familiar retorna neste domingo (25) com a comercialização de produtos do campo
Agricultura e ... Nova portaria da Adapar facilita a emissão da Certidão de Estabelecimento Rural
Agricultura e ... Maior produtor do Brasil, Paraná já colheu 72% da "safra das águas" do feijão
Agricultura Governador sanciona lei que protege produtores catarinenses e proíbe reconstituição de leite em pó importado em SC Mín. 19° Máx. 29°





