

O Tocantins vem se destacando no cenário nacional como uma das principais fronteiras da agricultura irrigada, com abundância de recursos hídricos e condições naturais favoráveis. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), tem fortalecido políticas públicas voltadas ao setor, com foco em sustentabilidade, inovação e geração de renda para o produtor rural.
Localizado integralmente na Bacia Hidrográfica Tocantins-Araguaia, a maior bacia exclusivamente brasileira, o estado possui uma das maiores disponibilidades de água do país. São 13,7 milhões de litros por segundo de vazão média superficial, o equivalente a 8% da vazão total nacional, além de reservas subterrâneas explotáveis que ultrapassam 996 mil litros por segundo.
Potencial produtivo
Atualmente o estado utiliza apenas 5% da sua capacidade hídrica total, o que representa um vasto espaço para expansão sustentável da irrigação. Segundo estimativas técnicas, o estado possui mais de 4,8 milhões de hectares com potencial irrigável, cerca de 15% do total brasileiro. Hoje, entre 120 e 150 mil hectares já estão em operação com sistemas de irrigação, voltados principalmente para o cultivo de arroz, soja sementes e frutas tropicais.
Um dos diferenciais da produção tocantinense é a produção de sementes de soja em áreas irrigadas de várzea durante o vazio sanitário, prática exclusiva do estado. A iniciativa garante sementes de alta qualidade, além de ampliar o valor agregado da produção local. “O Tocantins tem uma vocação natural para a irrigação. Nosso papel é fomentar políticas públicas e parcerias que ampliem o uso sustentável da água, estimulem o aumento da produtividade e gerem mais oportunidades no campo”, destacou o secretário da Agricultura e Pecuária, César Halum.
Investimentos e expansão da irrigação
Entre as principais ações do Governo do Tocantins está o Polo de Agricultura Irrigada do Sudoeste do Tocantins, desenvolvido em parceria com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). O projeto abrange os municípios de Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia e Dueré, com meta de alcançar 225 mil hectares irrigados até 2030, beneficiando mais de 110 mil pessoas.
Na fruticultura, os projetos hidroagrícolas têm impulsionado a diversificação produtiva e fortalecido o desenvolvimento regional. Entre os exemplos estão o Projeto Manuel Alves, em Dianópolis, referência na produção irrigada de banana, manga e coco.
Com políticas públicas em andamento, infraestrutura crescente e parcerias com instituições de pesquisa e fomento, o Tocantins se firma como o novo polo de agricultura irrigada da Região Norte, unindo sustentabilidade, tecnologia e competitividade em favor do agronegócio brasileiro.
Agricultura Pesquisa da Epagri aposta em bioinsumos e agricultura digital para os desafios no campo
Piauí Agricultores familiares comemoram vendas no retorno do projeto Quitanda
Agricultura e ... Renda Agricultor Familiar: projeto do Estado realiza sonho de produtores de Janiópolis
Agricultura Agricultura familiar: Governo do Estado e Epagri investem R$ 20,5 milhões no ensino agrotécnico para incentivar a permanência de jovens no campo
Tocantins Governo do Tocantins celebra 4ª posição no ranking de contratos do Programa Nacional de Crédito Fundiário
Piauí Quitanda da Agricultura Familiar retorna neste domingo (25) com a comercialização de produtos do campo
Agricultura e ... Nova portaria da Adapar facilita a emissão da Certidão de Estabelecimento Rural
Agricultura e ... Maior produtor do Brasil, Paraná já colheu 72% da "safra das águas" do feijão
Agricultura Governador sanciona lei que protege produtores catarinenses e proíbe reconstituição de leite em pó importado em SC Mín. 19° Máx. 29°





