

Aos 26 anos, o jovem produtor José Lucas Faria Corrêa colhe morangos e também os novos frutos juntos ao Programa Futuro no Campo, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) .

Morador de Seritinga, no Sul de Minas, ele iniciou a primeira safra de morangos agroecológicos com apoio da empresa rural, que incentiva a permanência dos jovens no meio rural por meio de assistência técnica, capacitação e estímulo à inovação produtiva.
A iniciativa tem ajudado José Lucas a diversificar a produção familiar, abrir novos mercados e ampliar a renda, mostrando que é possível crescer com sustentabilidade e valorização do campo.
“Com o Futuro no Campo, estou aprendendo muita coisa que eu não sabia. A Emater me mostrou que é possível trabalhar com orgânicos, basta saber o que está fazendo”, conta o produtor, que já planeja expandir a plantação e investir na certificação orgânica.
Apoio técnico e incentivo da Emater-MG
Desde 2021, quando realizou o Cadastro de Agricultor Familiar (CAF), José Lucas é acompanhado pela Emater-MG e fornece hortaliças às escolas por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). De acordo com a extensionista da Emater-MG, Milene Soares, a decisão do jovem em inovar no plantio veio por meio do apoio e incentivo da empresa.
“O acompanhamento próximo da Emater com os jovens do Futuro no Campo foi o que animou o produtor a tentar essa cultura nova, já que ele sempre plantou hortaliças”.
A produção de morango do José Lucas teve início em maio de 2025, numa área de 500 metros quadrados, com a expectativa de uma boa produção. Segundo a extensionista Milene Soares, ao participar do Futuro no Campo, José Lucas recebe acompanhamento técnico contínuo da Emater-MG e participa de visitas técnicas para aprimorar seus conhecimentos sobre a cultura do morango.
Ele também será contemplado, por meio do programa, com um kit de ferramentas, sementes de hortaliças e sistema de irrigação. José Lucas já planeja expandir a produção, incluir os morangos em feiras da região e, futuramente, investir em processamento e certificação orgânica.
Futuro no Campo
O Futuro no Campo é um programa desenvolvido pela Emater-MG, com foco na sucessão familiar rural e na valorização da juventude do campo. Por meio de acompanhamento técnico contínuo, incentivo à inovação e capacitações práticas, o programa busca estimular os agricultores jovens com idade entre 16 e 29 anos a permanecerem no meio rural, ampliando oportunidades de renda e fortalecendo a agricultura familiar.
O programa é composto por três projetos principais: Jovens do Café, Jovens do Leite e Jovem Empreendedor Rural, com ações práticas em avicultura de postura, apicultura, fruticultura e olericultura.
Atualmente, 506 jovens participam do programa. Eles foram selecionados por meio de edital público, com base em critérios sociais, produtivos e educacionais. Além de contarem com a assistência técnica da Emater-MG, os jovens recebem capacitação virtual e presencial, além de kits para implantação da atividade. O investimento inicial no Futuro no Campo foi de R$ 1,9 milhão, com recursos próprios da Emater-MG.
Agropecuária Dia Mundial do Queijo: atuação do IMA garante procedência, segurança e valor à iguaria mineira
Agropecuária Dia Mundial do Queijo: em Minas, agroindústrias familiares produziram 43 mil toneladas em 2025
Agropecuária Governo de Minas abre consulta pública sobre o trânsito de animais no estado
Agropecuária Exportações do agronegócio mineiro alcançam US$ 19,8 bilhões em 2025 e atingem novo recorde
Agropecuária Minas Gerais tem inscrições abertas para eventos de estímulo à inovação tecnológica no agro
Agropecuária Feiras livres geram renda para agricultores de quase 700 municípios mineiros
Agropecuária Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais reestrutura Programas Estaduais de Pesquisa
Agropecuária Circuito Frutificaminas encerra o ano com 1,5 mil participantes nos eventos da Emater
Agropecuária Minas investe em laboratório para ampliar controle da qualidade de bebidas alcoólicas Mín. 16° Máx. 23°





