

Com a chegada da primavera, os brasileiros começam a buscar refeições mais leves, frescas e coloridas, e os alimentos orgânicos ganham destaque nas mesas do país. A estação, que se iniciou oficialmente em setembro, combina perfeitamente com a oferta de produtos da época, promovendo pratos nutritivos, saborosos e alinhados à saúde e à sustentabilidade.
Segundo a pesquisa Panorama do Consumo de Orgânicos no Brasil 2023, realizada pelo Instituto Organis, cerca de 46% da população brasileira consome produtos orgânicos, e o setor registrou crescimento de 16% entre 2021 e 2023. Entre os itens mais procurados estão frutas, legumes, verduras e laticínios, que se tornam protagonistas na primavera, quando pratos leves e coloridos passam a ser preferência no dia a dia.
No Mercado Malunga, a chegada da primavera coincide com aumento da procura por hortaliças, legumes e frutas frescas da estação. Para a equipe da fazenda, a preferência pelos orgânicos não está ligada apenas à saúde, mas também à valorização de práticas agrícolas que preservam a biodiversidade, o solo e a água.
“O consumo de orgânicos cresce a cada estação. Com a primavera, as pessoas buscam mais pratos leves e coloridos, aproveitando o melhor que a natureza oferece. Escolher produtos orgânicos é uma decisão que reflete cuidado com a saúde e respeito ao meio ambiente”, afirma Joe Valle, fundador da Fazenda Malunga.
Além de reduzir a exposição a agrotóxicos e fertilizantes químicos, os alimentos orgânicos contribuem para o equilíbrio ambiental, ajudando a manter os ciclos naturais do ecossistema e diminuindo o impacto da agricultura convencional. Estudos indicam que áreas cultivadas organicamente apresentam menor degradação do solo e maior biodiversidade, promovendo sustentabilidade a longo prazo. Pesquisas como Soil Quality and Biodiversity in Organic vs. Conventional Farming Systems (Tuck et al., 2019) e Biodiversity Benefits of Organic Farming (Bengtsson et al., 2005) demonstram que sistemas agrícolas orgânicos favorecem a conservação de espécies e a vitalidade do solo.
Para a primavera, a nutricionista Carla Soares, mestre em Nutrição e Saúde pela Universidade de Brasília (UnB), recomenda incluir no cardápio frutas, legumes e verduras da estação.
“Cenoura, beterraba, abobrinha, tomate, folhas verdes e frutas cítricas garantem uma alimentação rica em vitaminas, minerais e fibras. Além disso, os alimentos orgânicos costumam ter maior concentração de antioxidantes, que fortalecem o sistema imunológico e combatem os radicais livres.”
Além dos benefícios para a saúde e para o meio ambiente, a escolha por produtos orgânicos valoriza a produção local. Muitos agricultores familiares do Cerrado e de outras regiões adotam métodos orgânicos, fortalecendo a economia regional, oferecendo alimentos frescos e incentivando práticas agrícolas conscientes.
“Com a chegada da primavera, os alimentos orgânicos se tornam aliados ideais para quem busca saúde, sabor e sustentabilidade. Pequenas escolhas na alimentação, como optar por produtos da estação e cultivados de forma responsável, impactam positivamente a saúde, fortalecem a economia local e contribuem para a preservação do meio ambiente, mostrando que o consumo consciente pode transformar o dia a dia de maneira simples e saborosa.”
Mais informações sobre o trabalho da marca em linkedin.com/company/grupo-malunga-organicos.
Agricultura Pesquisa da Epagri aposta em bioinsumos e agricultura digital para os desafios no campo
Piauí Agricultores familiares comemoram vendas no retorno do projeto Quitanda
Agricultura e ... Renda Agricultor Familiar: projeto do Estado realiza sonho de produtores de Janiópolis
Agricultura Agricultura familiar: Governo do Estado e Epagri investem R$ 20,5 milhões no ensino agrotécnico para incentivar a permanência de jovens no campo
Tocantins Governo do Tocantins celebra 4ª posição no ranking de contratos do Programa Nacional de Crédito Fundiário
Piauí Quitanda da Agricultura Familiar retorna neste domingo (25) com a comercialização de produtos do campo
Agricultura e ... Nova portaria da Adapar facilita a emissão da Certidão de Estabelecimento Rural
Agricultura e ... Maior produtor do Brasil, Paraná já colheu 72% da "safra das águas" do feijão
Agricultura Governador sanciona lei que protege produtores catarinenses e proíbe reconstituição de leite em pó importado em SC Mín. 19° Máx. 29°





