

Alunos e professores do programa Juventude Rural Transformadora apresentaram, neste sábado (25), dados da pesquisa sobre o perfil de jovens rurais no Piauí. Foram aplicados 762 questionários com os participantes do programa, uma iniciativa da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) em parceria com o Instituto Federal de Educação do Piauí (IFPI) e o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).
A apresentação da pesquisa fez parte do Encontro da Agricultura Familiar, Povos e Comunidades do Semiárido, que integra a programação da II Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária do Piauí. A programação teve início na quinta-feira (23) com diversas palestras, oficinas, apresentações e a feira.

Os dados apontam que cerca de 36% dos entrevistados possuem o ensino médio completo e 26% estão cursando o ensino superior. A pesquisadora do Cebrap, Mireya Valencia, relata que os jovens possuem um grau de instrução maior que os pais.
“A pesquisa trabalhou diversas camadas, mas o que mais chamou atenção é o grau de educação e instrução dos jovens e como isso diferencia da geração dos pais. No Piauí, graças à expansão do ensino médio e superior, muitos adolescentes têm tido acesso de maneira mais abrangente à educação e isso é um diferencial importante como indicador de inclusão social. Os jovens do programa têm uma inquietação muito grande, de conhecer mais os territórios”, disse.

Segundo Mireya, os jovens buscam aperfeiçoar o trabalho agrícola com os conhecimentos obtidos pelo programa como forma de colaborar com as famílias e comunidades onde residem.
“A pesquisa aponta que os jovens buscam estudar mais, eles querem continuar se qualificando para ajudar as suas famílias, comunidades e territórios. Mostra uma sensibilidade de querer ficar em seus locais, mas no sentido de aperfeiçoar, encontrar empregos dignos que garantem uma inclusão produtiva e sustentável ”, afirmou.

Além disso, a pesquisa aponta que a vida dos jovens rurais é melhor do que a dos pais, a partir das políticas públicas, por oportunizar mais saúde, energia, educação e serviços. Mireya destaca que, com incentivos públicos estratégicos, é possível garantir inclusão produtiva aos jovens e famílias agricultoras.
“Os dados mostram que, para eles é melhor que a vida dos pais, somente uma geração já mudou significativamente sobre a qualidade do local onde mora. Políticas sociais são importantes por oportunizar mais acesso à saúde, energia, educação, trabalhos e entre outros. Agora, o momento é de articular estratégias de inclusão produtiva e que dê mais oportunidades de trabalho e renda”, disse.

Jovens relatam melhoria na qualidade de vida
Para o João Henrique dos Santos, estudante do programa Juventude Rural Transformadora do município de Wall Ferraz, o programa gerou um impacto positivo em relação aos conhecimentos obtidos, além das experiências do campo, que o capacitou a poder repassar mais informações para outras pessoas.
“O programa foi um grande impacto na minha vida em relação ao conhecimento, porque eu tive acesso a mais informação que antes não tinha. Hoje em dia, com os ensinamentos que tenho, eu posso repassar para outras pessoas que não tiveram oportunidade, como da minha comunidade, em relação a agricultura familiar e políticas públicas, e quando levamos para essas pessoas é muito significativo”, disse.
João Henrique afirma que o programa mudou completamente a vida dele e deixa ainda um recado para os jovens que participam do programa sobre acreditar que a vida no campo é possível.
“A minha vida mudou de zero a 100. Há um ano faço parte desse programa e posso dizer que, para aqueles jovens que são do campo, não desistam dos seus sonhos, das suas visões de futuro, sempre corram atrás do que gostam e que a vida no campo é, sim, possível”, concluiu.
Agricultura Pesquisa da Epagri aposta em bioinsumos e agricultura digital para os desafios no campo
Piauí Agricultores familiares comemoram vendas no retorno do projeto Quitanda
Agricultura e ... Renda Agricultor Familiar: projeto do Estado realiza sonho de produtores de Janiópolis
Agricultura Agricultura familiar: Governo do Estado e Epagri investem R$ 20,5 milhões no ensino agrotécnico para incentivar a permanência de jovens no campo
Tocantins Governo do Tocantins celebra 4ª posição no ranking de contratos do Programa Nacional de Crédito Fundiário
Piauí Quitanda da Agricultura Familiar retorna neste domingo (25) com a comercialização de produtos do campo
Agricultura e ... Nova portaria da Adapar facilita a emissão da Certidão de Estabelecimento Rural
Agricultura e ... Maior produtor do Brasil, Paraná já colheu 72% da "safra das águas" do feijão
Agricultura Governador sanciona lei que protege produtores catarinenses e proíbe reconstituição de leite em pó importado em SC Mín. 19° Máx. 29°





