

Entre os dias 30 e 31 de outubro, Fortaleza receberá o 1º Encontro Nacional sobre Crimes Cibernéticos e Fraudes Digitais. O evento, organizado pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), reunirá representantes das forças de segurança, do sistema financeiro e de empresas de tecnologia.
Na ocasião, a PCCE, por meio do delegado-geral, Márcio Gutiérrez, assinará a adesão à recém-criada Rede Nacional de Enfrentamento aos Crimes Cibernéticos (Rede Ciber), instituída em junho de 2025 pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
A Rede favorece a troca de informações entre as polícias civis de todo o país, com operações integradas, padronização de ações, desenvolvimento de metodologias no combate a esse tipo de crime e entre outras iniciativas. Para o delegado-geral da PCCE e presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (Concpc), Márcio Gutiérrez, a adesão à Rede Ciber “é uma ação muito importante no enfrentamento ao crime organizado, que expandiu suas ações para o meio digital, e a Rede Ciber vem promover a união das polícias em torno desse embate”, reforça.
Durante os dois dias do evento, ocorrerão palestras sobre a Rede Ciber, conduzidas pelo diretor de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi) da Senasp, Rodney da Silva. Já o delegado titular da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos, Alan Araújo, falará sobre os crimes cibernéticos.
O evento, que também contará com a presença do diretor de Segurança Corporativa do Bradesco e representante da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), José Gomes Fernandes, acontecerá a partir das 9 horas, no auditório do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). Também participarão representantes das empresas Google, TikTok, Chainalysis, Mercado Livre, OLX, GM, Bradesco e Nubank.
A cerimônia de abertura do 1º Encontro Nacional sobre Crimes Cibernéticos e Fraudes Digitais acontecerá no dia 30 de outubro, a partir das 9 horas, no auditório do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).
 Segurança Pública  PCPR e PMPR prendem 9 pessoas em operação contra o tráfico em 4 cidades na RMC
  Segurança Pública  PCPR e PMPR prendem 9 pessoas em operação contra o tráfico em 4 cidades na RMC   Segurança Pública  Encontro Nacional de Bombeiras no Paraná celebra 20 anos da entrada das mulheres no CBMPR
  Segurança Pública  Encontro Nacional de Bombeiras no Paraná celebra 20 anos da entrada das mulheres no CBMPR   Amazonas  Humanização do sistema: Seap e TJAM lançam projeto Justiça Restaurativa
  Amazonas  Humanização do sistema: Seap e TJAM lançam projeto Justiça Restaurativa Mín. 16° Máx. 28°



 
  
  
  
 

