

De 4 a 16 de novembro, a Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE) marcará presença na Casacor Sergipe 2025 com uma programação dedicada à valorização da moda autoral, ao empreendedorismo criativo e ao fortalecimento do ambiente de negócios no estado. Durante o período, o público poderá conferir a Exposição de Moda Autoral, reunindo nomes que expressam a diversidade e a força da criação sergipana, e três edições do Estalo Criativo, com rodas de conversa e experiências sensoriais que conectam moda, design, arquitetura e comportamento.
Com essa participação, a Desenvolve-SE reforça sua missão de incentivar a inovação, desburocratizar o empreendedorismo e impulsionar os setores criativos que refletem a cultura e o talento sergipanos. A presença da Agência na Casacor Sergipe 2025 representa mais do que uma vitrine de produtos, é um convite à valorização da identidade, da economia criativa e das pessoas que constroem o futuro de Sergipe com criatividade e propósito.
O presidente da Desenvolve-SE, Milton Andrade, destaca que a participação reforça o compromisso da Agência em estimular o empreendedorismo local, reduzir barreiras burocráticas e valorizar o talento sergipano. “Acreditamos que a Economia Criativa é uma força transformadora capaz de gerar oportunidades, fortalecer identidades e impulsionar o desenvolvimento sustentável. Apoiar iniciativas como essa é investir nas pessoas e nas ideias que constroem um Sergipe mais inovador, inclusivo e próspero”, afirma.
Exposição de moda autoral
Através da Exposição de Moda Autoral, a Desenvolve-SE apresentará a potência da moda autoral sergipana — uma expressão viva de identidade, criatividade e cultura local. A exposição reunirá nomes que representam a diversidade e a força criativa de Sergipe: Renda Irlandesa, Severinas, Raiar Brand, Oops, Negra Luz, Maria Joanna, Tecelagem Malhadinha, Lua em Leão, Casa Richeliê e Fijô Art em Couro.
As criações expostas na mostra revelarão a força desse ecossistema, traduzindo o diálogo entre tradição e contemporaneidade, unindo técnicas artesanais, referências regionais e experimentação estética. Cada peça reflete o olhar singular de quem cria, valorizando o fazer manual, a originalidade e a sustentabilidade.
A exposição também incluirá um desfile especial com as marcas participantes, celebrando a autenticidade e o talento dos criadores sergipanos.
Estalo Criativo
Além da exposição, a programação da Desenvolve-SE na Casacor Sergipe 2025 traz o Estalo Criativo. A primeira edição acontecerá no dia 7 de novembro. O bate-papo ‘Entre Linhas e Negócios: o valor da moda autoral’ reunirá a historiadora e empresária, Rafaela Castro (Severinas); a produtora cultural e designer de moda, Tatiane Costa (Negra Luz); e a estilista, designer de moda e produtora de eventos, Karinne Sá (Moda Senac). Juntas, elas conversarão sobre os desafios e conquistas do setor — da criação à consolidação de marcas no mercado.
Já no dia 11 de novembro, o encontro ‘O espaço que nos habita + vivência sensorial: o espaço pelos sentidos’ proporá uma reflexão sobre a influência da casa nos nossos hábitos e emoções. A conversa contará com o arquiteto e urbanista, Leonardo Maia; a especialista em ambientes e geobiologia da construção, Régia Prado; e arquiteta e urbanista com projetos de pesquisa em construção com terra e tecnologias sociais, Ana Clara Cardoso, sob mediação da arquiteta e terapeuta de ambientes, Louise Rosendo.
O último Estalo Criativo será no dia 13 de novembro, sob o tema ‘Design, identidade e território em criação’. O encontro terá a participação da arquiteta e designer de mobiliário, Giovanna Arruda; da artista visual e arquiteta, Thayana Santiago; e da arquiteta e designer sergipana, Bárbara Monteiro. A mediação será por conta da arquiteta e urbanista, e coordenadora do ProjetarSE, Shirley Dantas, para discutir como o design pode traduzir a memória e a estética local em experiências contemporâneas.
Sergipe População aprova Verão Sergipe em Pacatuba e destaca impacto econômico no litoral norte
Sergipe Orquestra Jovem de Sergipe abre 70 novas vagas
Sergipe Secretaria de Estado da Saúde alerta para novas mudanças nos modelos de receituários de medicamentos controlados Mín. 20° Máx. 28°





