

O Programa de Formação Cênica ofertado pela Alfaiataria, de Curitiba, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, por meio de recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, terá neste fim de semana o evento de encerramento das atividades. Neste sábado e domingo (1º e 2), das 16h às 18h30, os residentes compartilham com o público os resultados de suas pesquisas, seguidos de um bate-papo com convidados. A entrada é gratuita.
Nos meses de agosto a outubro, o programa promoveu a pesquisa e a experimentação de artistas iniciantes nas áreas de teatro, performance e dança. Seis bolsistas remunerados participaram de monitorias, oficinas e residências artísticas conduzidas pela atriz e diretora Janaina Matter e pela performer e diretora Carmen Jorge. A Alfaiataria é um espaço de práticas artísticas voltadas para as artes visuais e cênicas.
Segundo Janaina Matter, a proposta nasceu da percepção de que a Capital carece de espaços voltados à formação e à experimentação cênica para quem está no início da carreira. “Há pouca oportunidade para quem está começando. Por isso, a ideia foi promover um espaço onde estudantes e artistas iniciantes pudessem ter acompanhamento nas suas pesquisas”, explica.
Para o residente Luques Oliveira, estudante de dança da Unespar, o projeto foi uma oportunidade para ele desenvolver criações com tempo e estrutura. “Na residência, tive um ambiente propício para criar com calma, com orientação e oficinas de profissionais”, relata. Sua pesquisa investiga as relações entre corpo e tecnologia em um solo de dança que aborda exaustão e colapso do corpo.
Luiza Nemetz, também residente, destaca a importância do projeto como primeiro espaço de pesquisa autoral. “Essa é minha primeira vez pesquisando algo que realmente queria fazer, que foi criar uma cena teatral do zero, sozinha. Com o apoio das oficinas e das orientações, a cena começou a ganhar forma – e é muito bom ter um espaço para experimentar e valorizar esse primeiro passo”, comenta.
DRAMATURGIA– Além das residências, o Programa de Formação Cênica contou com oficinas de aprimoramento do corpo e da dramaturgia, como a de Iniciação à Escrita Dramatúrgica, ministrada pela diretora e professora Camila Bauer (UFRGS), e a de Dança Africana, conduzida por Fanta Konatê e Luis Kinugawa, do Instituto África Viva. Houve também encontros e palestras com Kenia Dias (UnB) e Leda Maria Martins, poeta e pesquisadora das culturas populares da diáspora africana.
Em novembro, o projeto lançará um podcast com entrevistas com artistas e colaboradores, abordando temas como educação, formação cênica, metodologias e processos criativos.
Serviço:
Compartilhamento de Pesquisas do Programa de Formação Cênica da Alfaiataria
Data: 1º e 2 de novembro
Horário: das 16h às 18h30
Local: Alfaiataria – Rua Riachuelo, 266, Centro, Curitiba
Entrada gratuita
Cuiabá - MT Escola Municipal de Música contará com coral infantil e coral de servidores públicos
Piauí Teatro Barítono Raimundo Pereira abre matrículas para cursos gratuitos de teatro, violão e forró
Piauí Com reconhecimento de 74 Patrimônios Vivos, Governo do Estado mantém tradições culturais no Piauí
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem Rosa de Saron, despedida do Carnaval, aulão de dança e shows sertanejos Mín. 20° Máx. 28°





