

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), promoveu na última sexta-feira, 31, uma reunião extraordinária para debater e aprovar o Plano de Aplicação do Fundo Estadual de Recursos Hídricos.
O plano prevê ações como obras e instalações, ampliação do Projeto Barraginhas na região centro-sul do estado e a contratação de consultoria para elaboração de estudo técnico.
O secretário da Semarh, Divaldo Rezende, destacou a preocupação do governador em atuar de forma transparente para direcionar corretamente as ações. “Esta pauta é fundamental, pois define os projetos que receberão investimentos no próximo ano. A orientação do governador é garantir que os recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos cheguem diretamente aos beneficiários”, afirmou.
As ações contemplam pequenos agricultores, comunidades locais e municípios. O objetivo é promover o uso sustentável da água e a boa aplicação dos recursos públicos de forma transparente, participativa e democrática.
O Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Tocantins é um órgão responsável pela gestão e regulamentação dos recursos hídricos no estado, atuando como instância máxima do Sistema Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hídricos. Suas principais funções incluem aprovar planos de recursos hídricos, homologar a cobrança pelo uso da água e criar e aprovar comitês de bacias hidrográficas.
O diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo, reiterou o papel importante dos membros do conselho na definição dos projetos que receberão os recursos. “Esta reunião tem o objetivo de aprovar o plano de aplicação para 2026, etapa essencial para a execução das ações na área de recursos hídricos. Todos os anos, com a abertura do orçamento, o Conselho delibera sobre a destinação dos recursos, definindo as prioridades”, destacou.
Projeto Barraginhas
Um dos projetos que deve receber os recursos é desenvolvido pela Semarh em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e tem promovido importantes benefícios ambientais e sociais nas comunidades rurais do estado.
A iniciativa tem como objetivo recarregar o lençol freático, conter a erosão e melhorar a infiltração da água no solo, garantindo sustentabilidade e qualidade de vida no campo.
Financiadas pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FERH), as mais de 4.100 Barraginhas já instaladas auxiliam na dessedentação do gado, criação de peixes e cultivo de hortas familiares, além de atrair fauna silvestre.
O projeto também estimula a cooperação entre produtores, como na doação de 10 mil alevinos realizada no município de Almas, fortalecendo a produção alimentar e os laços comunitários.
Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado
Meio Ambiente Pesquisas científicas avançam nos parques estaduais e fortalecem a conservação da biodiversidade em Minas Gerais Mín. 20° Máx. 28°





