

Em Mato Grosso do Sul, a campanha Outubro Rosa foi promovida em unidades prisionais e assistenciais da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), com foco na importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. As ações foram realizadas por meio da Diretoria de Assistência Penitenciária, em parceria com instituições públicas e privadas.
Ao longo do mês, diversas atividades foram realizadas em presídios e patronatos penitenciários da capital e do interior do estado, voltadas a internas, familiares, egressas e servidoras, incluindo palestras, atendimentos de saúde, orientações sobre o autoexame, distribuição de materiais informativos e momentos de valorização do bem-estar, destacando o autocuidado físico e emocional como pilares da saúde feminina.
No Estabelecimento Penal Feminino de Rio Brilhante, a mobilização contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e do curso de Enfermagem da UEMS/Dourados (foto principal). Como parte da campanha, as reeducandas confeccionaram tapetes com materiais doados pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, entregues à instituição como gesto de solidariedade .
Em Campo Grande, o Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi”, maior unidade prisional feminina do estado, recebeu palestra ministrada por profissional do Hospital de Câncer A unidade também entregou perucas produzidas com mão de obra prisional à Rede Feminina de Combate ao Câncer, fortalecendo o compromisso social e solidário das custodiadas.

Palestra no maior presidio feminino de MS.
No Patronato Penitenciário de Dourados, as atividades, voltada a egressas e familiares de custodiados, contou com a participação da Associação dos Apoiadores do Hospital de Amor e do Instituto de Prevenção de Dourados, que reforçaram a importância dos exames regulares e do diagnóstico precoce.
Em Paranaíba, a penitenciária e o patronato promoveram, em conjunto, palestra com o tema “Quem se ama se cuida”, incentivando hábitos saudáveis e o cuidado integral com o corpo e a mente.
O Estabelecimento Penal Feminino do Regime Semiaberto de Campo Grande recebeu equipe do Hospital do Amor, que ministrou palestra enfatizando o protagonismo da mulher na preservação da própria saúde.
Na unidade feminina de Jateí, a campanha teve como tema “Se cuida mulher, se ama mulher”, com palestra voltada às internas e servidoras, conduzida por profissional da Secretaria Municipal de Saúde.

Na G2, a campanha também abordou o Novembro Azul.
No presídio feminino de São Gabriel do Oeste, palestra às internas foi ministrada pela saúde municipal, abordando a prevenção ao câncer de mama e trazendo informações sobre o aumento dos casos de câncer de boca e faringe no país. Ao final, foram distribuídos kits de higiene bucal às participantes.
Na Penitenciária Masculina da Gameleira I, a iniciativa teve como tema “Declare seu amor por você mesma”, voltada às servidoras e visitantes de internos. A proposta buscou estimular o cuidado pessoal, o diagnóstico precoce e a valorização da vida.
Já na Penitenciária Masculina da Gameleira II, a campanha “Outubro Rosa / Novembro Azul – Cuide-se!”, voltada aos policiais penais, uniu a conscientização feminina e masculina em torno da prevenção e dos hábitos saudáveis. O lema “Quem veste a farda todos os dias precisa também vestir o cuidado com a própria saúde” sintetizou a mensagem de valorização da vida.
Comunicação Agepen
Saúde Ipsemg nomeia excedentes e amplia quadro de profissionais para fortalecer a assistência em saúde
Saúde Ácido hialurônico reduz osteoartrite no ombro e cotovelo
Saúde Síndrome do olho seco é doença crônica multifatorial
Cuiabá - MT UPA Verdão passa por reforma e casos graves serão estabilizados e redirecionados
Saúde Técnicas endoscópicas impulsionam tratamentos da coluna
Mato Grosso do Sul SES debate avanços do Telessaúde e implantação da teleconsultoria em Mato Grosso do Sul
Amazonas Hospital Delphina Aziz realiza dois transplantes renais com órgãos doados em Rondônia
Piauí Governador apresenta resultados dos indicadores de Saúde Pública do Piauí nesta terça (20)
Mato Grosso do Sul Hospital Regional de Dourados inicia atendimento pediátrico com leitos exclusivos e cirurgias especializadas Mín. 17° Máx. 23°





