

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) está intensificando a Campanha Saúde da População Negra 2025, voltada para reforçar o compromisso do Sistema Único de Saúde (SUS) com a promoção da equidade racial e o combate a todas as formas de discriminação.
Com o tema “O que é racismo estrutural e institucional e como ele se manifesta no atendimento de saúde. Importância do letramento racial”, a campanha tem como objetivo promover a reflexão e a conscientização sobre como o racismo impacta o acesso e a qualidade do atendimento nos serviços de saúde. A proposta é abordar o tema de forma educativa e propositiva, destacando que reconhecer as desigualdades é o primeiro passo para superá-las e construir um SUS mais acolhedor e inclusivo.
Entre as ações previstas, está o lançamento do curso de Equidade em Saúde e do Mês Novembro Negro, uma parceria entre a Sesapi e o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET) Equidade da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que será realizada no dia 7 de novembro, no pátio da Sesapi. Também estão programadas oficinas sobre racismo estrutural e institucional com profissionais da saúde, tanto na sede da secretaria quanto em hospitais onde o PET atua.
A campanha contará ainda com a distribuição da cartilha “O que é racismo estrutural e institucional e como ele se manifesta no atendimento de saúde”. O material traz orientações sobre empatia, escuta qualificada e práticas inclusivas no atendimento da saúde, além de divulgar canais de reclamação e denúncia em casos de racismo.

“É fundamental que continuemos avançando na construção de um SUS verdadeiramente equitativo, que acolha e respeite todas as pessoas. O racismo estrutural e institucional é uma realidade que ainda impacta o acesso e a qualidade do cuidado em saúde, e só poderemos superá-lo quando reconhecermos sua existência e atuarmos de forma consciente para transformá-lo”, explica Filipe Silva, coordenador de Promoção da Equidade em Saúde da Sesapi.
A Campanha Saúde da População Negra é uma oportunidade de promover diálogo, formação e sensibilização entre os profissionais de saúde e a sociedade, fortalecendo o letramento racial e as práticas inclusivas no atendimento. “Nosso compromisso, na Sesapi, é garantir que cada cidadão e cidadã piauiense seja atendido com dignidade, respeito e empatia, porque equidade é sinônimo de justiça e de cuidado integral”, conclui Filipe.
Saúde Ipsemg nomeia excedentes e amplia quadro de profissionais para fortalecer a assistência em saúde
Saúde Ácido hialurônico reduz osteoartrite no ombro e cotovelo
Saúde Síndrome do olho seco é doença crônica multifatorial
Cuiabá - MT UPA Verdão passa por reforma e casos graves serão estabilizados e redirecionados
Saúde Técnicas endoscópicas impulsionam tratamentos da coluna
Mato Grosso do Sul SES debate avanços do Telessaúde e implantação da teleconsultoria em Mato Grosso do Sul
Amazonas Hospital Delphina Aziz realiza dois transplantes renais com órgãos doados em Rondônia
Piauí Governador apresenta resultados dos indicadores de Saúde Pública do Piauí nesta terça (20)
Mato Grosso do Sul Hospital Regional de Dourados inicia atendimento pediátrico com leitos exclusivos e cirurgias especializadas Mín. 17° Máx. 23°





