

No próximo domingo (09), a partir das 10h, o Museu Paranaense (MUPA) inaugura a exposição “Teoria da Flutuação”, do artista mineiro Marcus Deusdedit. A mostra é a segunda selecionada pelo V Edital de Ocupação do Espaço Vitrine e poderá ser visitada até 22 de fevereiro de 2026. A entrada é gratuita e aberta a todos os públicos.
A instalação multimídia reúne imagens digitais de diferentes fontes, como fragmentos de filmes, memes das redes sociais e trechos de jogos, acompanhadas de uma narração construída a partir de diálogos com plataformas de inteligência artificial.
A partir dessa combinação audiovisual, Deusdedit propõe um deslocamento poético do conceito de gravidade: de uma força física constante para uma variável relacional do espaço-tempo, passível de distorção. Em cena, corpos negros desafiam essa gravidade múltipla e afirmam, pela flutuação, uma forma de resistência e reinvenção.
No texto crítico da mostra, Thaís Regina observa que o artista “articula um vasto repertório de imagens que desafiam o que consideramos possível, neutro e universal”. Com essa abordagem, o trabalho de Deusdedit dialoga diretamente com o tema da quinta edição do edital, “Boca de Arquivo”, ao propor novas leituras sobre conceitos como arquivo e gravidade, convidando o público a imaginar outras formas de existência e subversão.
ARTISTA– Formado pela Escola de Arquitetura da UFMG, atua como artista visual produzindo na interseção entre arte, arquitetura e design. Em sua pesquisa de mestrado, explora possíveis deslocamentos estéticos dos códigos desses campos, suas distorções e tensionamentos a partir do atravessamento por questões socioeconômicas e raciais.
Foi selecionado como artista residente na 8ª edição do Bolsa Pampulha e na FAAP, premiado pelo 4º Prêmio Décio Noviello de Artes Visuais. Participou de importantes exposições institucionais, como o 38º Panorama das Artes Brasileiras e a 14ª Bienal do Mercosul. Desenvolve trabalhos em diversas linguagens que vão desde fotografias a objetos tridimensionais e instalações multimídias, sempre conectados pelo gesto de edição e remix.
EDITAL– Realizado anualmente desde 2020, o Edital de Ocupação do Espaço Vitrine é um programa do Museu Paranaense que tem como objetivo trazer propostas de exposição nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Design, Arquitetura e pesquisa em diálogo com as disciplinas científicas da instituição: Antropologia, Arqueologia e História, promovendo a interdisciplinaridade entre esses diferentes campos de atuação, em exposições gratuitas no museu.
Serviço:
Abertura da exposição “Teoria da Flutuação”, de Marcus Deusdedit
Projeto selecionado pelo V Edital de Ocupação do Espaço Vitrine do Museu Paranaense
Data: domingo, 09 de novembro, às 10h
Local: Museu Paranaense - Rua Kellers, 289, São Francisco - Curitiba
Entrada gratuita. Classificação livre.
Saiba mais em: www.museuparanaense.pr.gov.br ou pelo Instagram @museuparanaense
Cuiabá - MT Escola Municipal de Música contará com coral infantil e coral de servidores públicos
Piauí Teatro Barítono Raimundo Pereira abre matrículas para cursos gratuitos de teatro, violão e forró
Piauí Com reconhecimento de 74 Patrimônios Vivos, Governo do Estado mantém tradições culturais no Piauí
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem Rosa de Saron, despedida do Carnaval, aulão de dança e shows sertanejos Mín. 20° Máx. 28°





