

Os técnicos em Agropecuária formados nos Cedups da Epagri saem preparados para atuar em todas as etapas produtivas (Fotos: Aires Mariga/Epagri)
Em comemoração ao Dia do Técnico em Agropecuária, celebrado em 5 de novembro, os Centros de Educação Agrotécnicos da Epagri (Cedups) promovem uma série de atividades para a comunidade escolar nas unidades de Campo Erê, Canoinhas, Água Doce, São José do Cerrito e São Miguel do Oeste. A programação, que acontece entre os dias 4 e 7 de novembro, inclui palestras, mesas-redondas, oficinas, feiras tecnológicas, gincana do conhecimento, dias de campo e visitas aos Cedups por estudantes que estão concluindo o Ensino Fundamental em escolas das diferentes regiões.
“Celebrar essa profissão é reconhecer o papel estratégico da juventude rural no desenvolvimento sustentável de Santa Catarina”, destaca a diretora de ensino agrotécnico da Epagri, Andréia Meira. Para ela, a programação da semana é uma forma de valorizar esses profissionais e mostrar para a sociedade a importância da profissão. “A formação dos jovens nos Cedups representa investimento no futuro do agro catarinense, fortalecendo o conhecimento, a sucessão familiar e a inovação nas propriedades rurais”, diz ela.
Os Cedups Agrotécnicos são instituições públicas de ensino médio e profissionalizante que estão em gestão compartilhada entre a Epagri e a Secretaria de Estado da Educação. A formação oferecida é de Técnico em Agropecuária.
Os técnicos em Agropecuária formados nos Cedups da Epagri saem preparados para atuar em todas as etapas produtivas, desde o planejamento até a comercialização. Eles são capacitados para manejar culturas e rebanhos, administrar propriedades, aplicar tecnologias sustentáveis e adotar boas práticas agropecuárias.

Com uma formação que alia ensino técnico, pesquisa e extensão rural, esses profissionais contam com o apoio e a experiência dos pesquisadores e extensionistas da Epagri. “Isso oferece a eles uma visão integrada da cadeia produtiva e do desenvolvimento rural sustentável”, explica a diretora.
Esse perfil faz com que o egresso esteja apto a trabalhar em propriedades rurais, cooperativas, agroindústrias, empresas privadas e instituições públicas, além de empreender no próprio campo, promovendo também a sucessão familiar no meio rural com profissionalismo.
Informações para a imprensa: Isabela Schwengber, assessora de Comunicação da Epagri, (48) 3665-5407 / 99161-6596
Agricultura Pesquisa da Epagri aposta em bioinsumos e agricultura digital para os desafios no campo
Piauí Agricultores familiares comemoram vendas no retorno do projeto Quitanda
Agricultura e ... Renda Agricultor Familiar: projeto do Estado realiza sonho de produtores de Janiópolis
Agricultura Agricultura familiar: Governo do Estado e Epagri investem R$ 20,5 milhões no ensino agrotécnico para incentivar a permanência de jovens no campo
Tocantins Governo do Tocantins celebra 4ª posição no ranking de contratos do Programa Nacional de Crédito Fundiário
Piauí Quitanda da Agricultura Familiar retorna neste domingo (25) com a comercialização de produtos do campo
Agricultura e ... Nova portaria da Adapar facilita a emissão da Certidão de Estabelecimento Rural
Agricultura e ... Maior produtor do Brasil, Paraná já colheu 72% da "safra das águas" do feijão
Agricultura Governador sanciona lei que protege produtores catarinenses e proíbe reconstituição de leite em pó importado em SC Mín. 19° Máx. 29°





