

De janeiro a 3 de novembro de 2025, o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (Iaspi Saúde) realizou 11.918 mamografias. Somente entre 10 e 31 de outubro foram registrados 903 exames, período em que não houve a cobrança de 10% da coparticipação, como forma de incentivar as mulheres no Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama.
O número de exames em outubro, representa um crescimento de cerca de 10% a mais em relação ao mês anterior, que registrou pouco mais de 800 exames.
“O câncer de mama é o tipo da doença mais incidente entre as mulheres no mundo, excetuando o de pele não melanoma. E, mais importante que o autoexame da mama, é a mamografia que detecta o tumor ainda em seus estágios iniciais, aumentando sobremaneira a chance de cura. Por isso, a prevenção e o diagnóstico precoce asseguram maior chance de cura”, destaca a diretora-geral do Iaspi, Daniele Aita.
A diretora ainda ressalta que evidências apontam 95% de chance de cura em casos onde o câncer de mama é diagnosticado em estágio inicial. “Para auxiliar no diagnóstico precoce é essencial realizar os exames de rotina dentro dos intervalos recomendados pelo seu médico”, finaliza.
Saúde Ipsemg nomeia excedentes e amplia quadro de profissionais para fortalecer a assistência em saúde
Saúde Ácido hialurônico reduz osteoartrite no ombro e cotovelo
Saúde Síndrome do olho seco é doença crônica multifatorial
Cuiabá - MT UPA Verdão passa por reforma e casos graves serão estabilizados e redirecionados
Saúde Técnicas endoscópicas impulsionam tratamentos da coluna
Mato Grosso do Sul SES debate avanços do Telessaúde e implantação da teleconsultoria em Mato Grosso do Sul
Amazonas Hospital Delphina Aziz realiza dois transplantes renais com órgãos doados em Rondônia
Piauí Governador apresenta resultados dos indicadores de Saúde Pública do Piauí nesta terça (20)
Mato Grosso do Sul Hospital Regional de Dourados inicia atendimento pediátrico com leitos exclusivos e cirurgias especializadas Mín. 17° Máx. 23°





