

A Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), concluiu com êxito a segunda campanha de Atualização Cadastral de Rebanhos de 2025, atingindo 83,77% de atualização no rebanho bovídeo. Este é o maior registro histórico de bovídeos no estado, que totaliza 2.330.889 animais, sendo 2.330.159 bovinos e 730 bubalinos.
A ação, realizada no período de 1º de maio a 30 de junho, é essencial para o controle sanitário, a segurança no trânsito de animais e o planejamento estratégico da gestão pecuária em todo o território piauiense. De acordo com o relatório técnico da Adapi, o Piauí conta com 72.183 propriedades envolvidas na criação de bovinos e bubalinos.
Destas, 52.805 propriedades (73,12%) realizaram a atualização cadastral de bovídeos dentro do prazo. Abrangendo as demais espécies em um universo de 228.833 propriedades, foram realizados 79,46% de média geral de atualização de propriedades com 90,78% de geolocalização.

O secretário da Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, ressalta que, com os resultados da campanha de 2025, o Piauí reafirma seu protagonismo na defesa agropecuária, garantindo mais segurança, rastreabilidade e credibilidade à pecuária do estado.
“O alto índice alcançado nesta segunda atualização cadastral demonstra o engajamento dos produtores e o compromisso do Piauí com a sanidade animal. Essa é uma base fundamental para a manutenção do nosso status sanitário e para o fortalecimento da economia rural”, assinala o secretário, enfatizando o que o avanço eflete o empenho dos produtores rurais, técnicos e servidores da defesa agropecuária em fortalecer a vigilância sanitária e a rastreabilidade do rebanho piauiense.
O levantamento revela, ainda, que 36,61% dos municípios piauienses atingiram mais de 90% de atualização cadastral, com destaque para 13 cidades que alcançaram 100% de cobertura. Apenas três municípios ficaram abaixo de 40%, o que reforça o comprometimento do setor produtivo com a regularização dos rebanhos.

O crescimento da pecuária no estado também se confirma na série histórica catalogada pela Adapi que mostra que o Piauí avançou de 1,65 milhão de bovídeos, em 2009, para 2,33 milhões, em 2025. O crescimento em relação a 2024 é de 7,21%. De acordo com a Sada, o resultado reforça o papel estratégico da agropecuária piauiense no cenário nacional, especialmente após o reconhecimento do status de “Livre de Febre Aftosa sem Vacinação” concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) em 2025.
A Sada e a Adapi destacam que a atualização cadastral é obrigatória para todas as espécies de interesse da Defesa Sanitária Animal, assegurando que os produtores possam emitir documentos zoossanitários e comercializar seus animais de forma regular e segura.

Agricultura Pesquisa da Epagri aposta em bioinsumos e agricultura digital para os desafios no campo
Piauí Agricultores familiares comemoram vendas no retorno do projeto Quitanda
Agricultura e ... Renda Agricultor Familiar: projeto do Estado realiza sonho de produtores de Janiópolis
Agricultura Agricultura familiar: Governo do Estado e Epagri investem R$ 20,5 milhões no ensino agrotécnico para incentivar a permanência de jovens no campo
Tocantins Governo do Tocantins celebra 4ª posição no ranking de contratos do Programa Nacional de Crédito Fundiário
Piauí Quitanda da Agricultura Familiar retorna neste domingo (25) com a comercialização de produtos do campo
Agricultura e ... Nova portaria da Adapar facilita a emissão da Certidão de Estabelecimento Rural
Agricultura e ... Maior produtor do Brasil, Paraná já colheu 72% da "safra das águas" do feijão
Agricultura Governador sanciona lei que protege produtores catarinenses e proíbe reconstituição de leite em pó importado em SC Mín. 19° Máx. 29°





