

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio do Projeto de Atendimento Médico Especializado Itinerante (AMEI), já realizou mais de cinco mil consultas especializadas voltadas ao diagnóstico e à prevenção dos cânceres de pele, colo do útero e próstata.
O projeto já percorreu todas as regiões de saúde do Piauí, totalizando 5.532 consultas médicas especializadas, distribuídas entre as áreas de ginecologia (1.559), dermatologia (2.474) e urologia (1.499).
“Por meio do AMEI, a Sesapi oferece consultas e exames gratuitos para prevenir e diagnosticar precocemente três dos tipos de câncer mais comuns no Brasil”, destaca o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

Além das consultas com especialistas em dermatologia, ginecologia e urologia, o projeto também realiza exames como biópsias, garantindo ao paciente acompanhamento clínico gratuito, desde a avaliação inicial até o retorno com os resultados.
Desde sua implantação, em agosto de 2025, foram coletadas 575 biópsias, das quais 225 apresentaram resultado positivo para câncer, o equivalente a 39,1% dos casos analisados. Os pacientes diagnosticados com a doença são encaminhados para tratamento logo após a consulta de retorno.

“Esse dado reforça a importância das estratégias de rastreamento e diagnóstico precoce como instrumentos fundamentais na prevenção e no tratamento efetivo das neoplasias. A Sesapi trabalha para possibilitar esse acesso rápido e mais próximo da população”, ressalta o secretário da Saúde, Antonio Luiz.
Para ter acesso ao Projeto AMEI, basta procurar a unidade básica de saúde do município. O atendimento é feito a partir de encaminhamentos realizados pelos médicos da rede municipal, em parceria com o projeto.
Saúde Ipsemg nomeia excedentes e amplia quadro de profissionais para fortalecer a assistência em saúde
Saúde Ácido hialurônico reduz osteoartrite no ombro e cotovelo
Saúde Síndrome do olho seco é doença crônica multifatorial
Cuiabá - MT UPA Verdão passa por reforma e casos graves serão estabilizados e redirecionados
Saúde Técnicas endoscópicas impulsionam tratamentos da coluna
Mato Grosso do Sul SES debate avanços do Telessaúde e implantação da teleconsultoria em Mato Grosso do Sul
Amazonas Hospital Delphina Aziz realiza dois transplantes renais com órgãos doados em Rondônia
Piauí Governador apresenta resultados dos indicadores de Saúde Pública do Piauí nesta terça (20)
Mato Grosso do Sul Hospital Regional de Dourados inicia atendimento pediátrico com leitos exclusivos e cirurgias especializadas Mín. 17° Máx. 23°





