

Projeto Vivência Cultural aproxima estudantes do universo da música e mostra a arte como caminho de descoberta e inspiração


A quarta-feira (05/11) foi marcada por emoção, curiosidade e muita música na Escola Estadual Tiradentes, no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus, que recebeu a Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) dentro do projeto Vivência Cultural. A iniciativa levou um concerto para dentro da escola, promovendo um encontro direto entre os alunos e os músicos profissionais do corpo artístico do Estado.
O projeto é uma realização do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, com o objetivo proporcionar aos estudantes uma experiência imersiva com os corpos artísticos do Amazonas. A ação busca, além de despertar o interesse pela arte, aproximar os jovens da realidade profissional da música e incentivar possíveis vocações na área.
Durante a apresentação, o maestro Marcelo de Jesus destacou a importância de levar a orquestra para espaços educativos: “É muito importante esse projeto para a gente tirar aquele ranço que ainda existe de achar que música clássica é coisa de gente mais velha ou chata. Aqui a ideia é mostrar que a música é viva, feita hoje, e que todos podem se apropriar dela”, afirmou o maestro, que conduziu a tarde de forma leve e descontraída, interagindo com os alunos.


O gestor da escola, Rodrigo Silva, elogiou a interação entre os músicos e os estudantes. “Foi uma das poucas vezes em que colocamos tantos alunos no auditório e eles ficaram atentos, quietos, participando. É um momento de valorização da arte e da música, e queremos agradecer à Orquestra por essa vivência tão rica”, disse.
Entre os alunos, o entusiasmo também foi evidente. João Victor teve a oportunidade de reger a orquestra por alguns minutos e contou sobre a experiência: “Foi cativante. Já tinha visto vídeos deles na internet, mas ver pessoalmente é outra coisa. Já toquei na banda da escola, mas reger foi algo novo e muito legal”, relatou o estudante, que sonha em seguir carreira na percussão.
O gerente da Central de Artes e Educação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Baldoino Leite, reforçou que o Vivência Cultural é um projeto que vai além da apreciação artística: “A ideia é permitir que os alunos conheçam o funcionamento dos corpos artísticos, como é possível se profissionalizar nessa área e como funciona o trabalho desses grupos. É um momento de troca, aprendizado e inspiração para quem está decidindo o futuro profissional”, destacou.


Com essa edição do Vivência Cultural, a arte mostrou mais uma vez seu poder transformador capaz de unir gerações, despertar talentos e mostrar que a música, mais do que um som, é um elo vivo entre o conhecimento e a sensibilidade.
Piauí Teatro Barítono Raimundo Pereira abre matrículas para cursos gratuitos de teatro, violão e forró
Piauí Com reconhecimento de 74 Patrimônios Vivos, Governo do Estado mantém tradições culturais no Piauí
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem Rosa de Saron, despedida do Carnaval, aulão de dança e shows sertanejos
Cultura Governo do Estado firma convênios com municípios e apresenta evento estratégico para o desenvolvimento das Missões Mín. 20° Máx. 28°





