

A Secretaria da Saúde (Sesapi) realizou, nessa sexta-feira (7), a primeira reunião do Comitê da Rede Nacional de Dados em Saúde do Estado (CRNDSPI). O grupo, formado por técnicos de diversas áreas do órgão, tem como objetivo organizar e integrar as informações dos sistemas da saúde pública piauiense, promovendo maior eficiência na gestão da informação e aprimorando a qualidade dos serviços prestados à população.
O comitê trabalhará para integrar e interoperar os dados locais à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), plataforma oficial do Ministério da Saúde, que conecta diferentes sistemas de saúde em todo o país. Essa integração possibilita a troca de informações entre redes públicas e privadas, evita a duplicidade de registros, melhora a continuidade do cuidado e fortalece a gestão da saúde pública.

“O Piauí sai à frente mais uma vez como referência em saúde digital e na transformação da saúde pública, sendo um dos estados-piloto do Brasil. Estamos iniciando um processo de discussão, recepção, transformação e devolução dos dados para o cidadão, profissionais de saúde e gestores do SUS, com o objetivo de aprimorar a tomada de decisão”, destacou o diretor da Unidade de Saúde Digital da Sesapi, Gabriel Mauriz.
A RNDS centraliza e organiza as informações de saúde dos cidadãos, garantindo que dados clínicos sejam acessados de forma segura e padronizada por profissionais autorizados e pelos próprios usuários. Com essa interoperabilidade, médicos e enfermeiros poderão consultar o histórico clínico do paciente durante o atendimento, evitando o retrabalho dos profissionais e promovendo um cuidado mais ágil, qualificado e contínuo.
Além disso, gestores de saúde terão acesso a informações consolidadas para subsidiar o planejamento, o monitoramento e o aprimoramento das políticas públicas, contribuindo para uma gestão mais eficiente e integrada ao SUS.

Amazonas Hospital Delphina Aziz realiza dois transplantes renais com órgãos doados em Rondônia
Piauí Governador apresenta resultados dos indicadores de Saúde Pública do Piauí nesta terça (20)
Mato Grosso do Sul Hospital Regional de Dourados inicia atendimento pediátrico com leitos exclusivos e cirurgias especializadas Mín. 17° Máx. 23°





