

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde (SMS), promoveu neste sábado, 8, o Dia D estadual de combate à dengue, mobilizando diversos municípios sergipanos em ações simultâneas voltadas à prevenção e ao enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Em Nossa Senhora do Socorro, a programação aconteceu na Unidade Básica de Saúde Tancredo Neves, localizada no bairro João Alves, reunindo profissionais de saúde, agentes de endemias e moradores da região. A iniciativa teve como objetivo sensibilizar a população sobre a importância de eliminar criadouros e adotar medidas preventivas no dia a dia.
O diretor de Vigilância Epidemiológica da SES, Marco Aurélio Góes, ressaltou a importância da mobilização. “Este é um momento de conscientização e de alerta para a população, reforçando que não podemos conviver com o mosquito transmissor das arboviroses. É fundamental que cada cidadão reserve, pelo menos, um dia por semana para verificar se há algum recipiente com água parada em casa ou nas proximidades. Esse simples cuidado impede que o mosquito se reproduza e transmita doenças, protegendo não apenas a nossa saúde, mas também a de toda a comunidade”, orientou.
“A mobilização representa um esforço conjunto para reforçar a importância da prevenção. Nosso maior objetivo é conscientizar a população de que pequenas atitudes, quando realizadas de forma contínua, fazem toda a diferença no combate ao mosquito. Eliminar criadouros em casa é um gesto simples, mas que salva vidas. A Secretaria Municipal de Saúde tem trabalhado de forma integrada com o Estado e com diversas instituições para que o município permaneça atento e protegido contra as arboviroses”, destacou a secretária municipal de saúde, Adriana Menezes.
Mobilização nos municípios
Com o tema ‘Contra o mosquito, todos do mesmo lado’, a ação contou com distribuição de panfletos educativos, orientações, demonstrações práticas sobre o combate a criadouros e uma blitz educativa, chamando atenção para o papel de cada cidadão na luta contra o Aedes aegypti.
Além de Nossa Senhora do Socorro, outros municípios sergipanos realizaram ações de conscientização sobre as medidas preventivas contra o mosquito, como Aracaju, São Cristóvão, Pedra Mole, Graccho Cardoso, Barra dos Coqueiros, entre outros.
A dona de casa Raimunda Leal, moradora de Nossa Senhora do Socorro, refletiu que esse tipo de ação é essencial para o controle da doença. “Eu cuido da minha casa. Aqui não tem vasilhas com água parada, pois sempre fico de olho, e até observo as casas das vizinhas também. Quando recebo visita, as agentes de saúde veem que está tudo limpo e cuidado. É só ter atenção que dá pra evitar o mosquito com atitudes simples”, contou a moradora.








Amazonas Hospital Delphina Aziz realiza dois transplantes renais com órgãos doados em Rondônia
Piauí Governador apresenta resultados dos indicadores de Saúde Pública do Piauí nesta terça (20)
Mato Grosso do Sul Hospital Regional de Dourados inicia atendimento pediátrico com leitos exclusivos e cirurgias especializadas Mín. 17° Máx. 23°





