

Como resultado dos investimentos do Governo do Tocantins no Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG) realizou no último sábado, 17, um mutirão de exames de endoscopia. No total, 21 pacientes foram beneficiados com a ação, desenvolvida pela equipe multiprofissional da unidade hospitalar, com intuito de ofertar melhoria na qualidade de vida e bem estar dos pacientes.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, celebrou a ação. “Graças ao nosso Governador Wanderlei Barbosa, a saúde pública tocantinense tem avançado. Disponibilizar os insumos, equipamentos e profissionais da saúde para realizar os exames com excelência é o nosso propósito, trabalhamos sempre empenhados para ofertar assistência especializada à nossa população”, enfatizou.
A diretora-geral do HRAUG, Vilma Jovino, comentou sobre a realização dos exames. “Foi excelente, utilizamos duas salas do centro cirúrgico com toda segurança, tivemos equipes no acompanhamento prévio, durante e após. Todos os 21 pacientes realizaram o exame com sucesso, graças ao comprometimento e dedicação das equipes envolvidas. Tivemos também, um anestesista a mais no plantão, o que não gerou prejuízo ou atraso nas demandas do centro cirúrgico”, explicou.
“Desde a recepção na entrada no hospital até o centro cirúrgico, todos foram atenciosos conosco. Foi prazeroso participar do mutirão. Os médicos, enfermeiros, técnicos e maqueiros nos atenderam muito bem, com calma e alegria, nos explicaram tudo, foi muito bom”, relatou a acompanhante Naiara Ferreira Barbosa.
O paciente Welton Costa aprovou o atendimento na unidade. “Quero agradecer a Deus e a vocês, porque desde a recepção e triagem, até o pós exame fui bem recebido. Agradeço as meninas do centro cirúrgico, o médico anestesista pela atenção conosco. Se fosse para dar nota, daria 10, agradeço muito todo o hospital pelo atendimento”, agradeceu.
Endoscopia
O exame de endoscopia é feito com um tubo flexível com câmera, inserido pela boca, com o paciente sedado. Permite visualizar esôfago, estômago e duodeno, para identificar lesões e coletar biópsias. A duração é curta e o paciente pode retornar para casa no mesmo dia, acompanhado.
Saúde Com 53 milhões de doses aplicadas, vacinação contra a covid-19 em Minas completa cinco anos
Saúde AVISO DE PAUTA: Estado inaugura reforma do setor de Reanimação no Hospital Regional de São José
Saúde Rio leva vacinação a parques e aeroportos até 12 de fevereiro
Cuiabá - MT Prefeitura de Cuiabá fortalece cuidado com a saúde mental por meio de práticas integrativas
Amazonas Fundação Alfredo da Matta abre campanha Janeiro Roxo com busca ativa de novos casos de hanseníase
Amazonas Governador Wilson Lima inaugura Telessaúde no Médio Solimões e amplia ações de saúde no interior Mín. 17° Máx. 23°





